Avaliação em larga escala nos estados do Ceará e Piauí na visão de especialistas em educação
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e024003Keywords:
Avaliação centrada em especialistas, Avaliação em larga escala, Spaece, SaepiAbstract
A avaliação de programas e projetos centrada em especialistas aparece no âmbito das avaliações a partir do século XIX pela necessidade de institucionalizar a acreditação dos processos educativos e regulamentar a qualidade das instituições. Fundamentado nessa argumentação, este artigo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar a avaliação de especialistas em educação do Ceará e do Piauí, acerca dos sistemas de avaliação em larga escala – Spaece e Saepi. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário disponibilizado via Google Forms e a análise realizada com uso de estatística descritiva e inferencial. Como conclusão, constata-se que as percepções dos especialistas dos dois estados divergem em alguns aspectos, especialmente no que diz respeito à utilização e ao grau de interferência de fatores internos e externos à escola nos resultados da avaliação em larga escala. Esse fato pode estar associado à configuração de cada modelo de avaliação e ao perfil dos especialistas consultados.
Metrics
References
ALAVARSE, Ocimar Munhoz; CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira; FREITAS, Pâmela Félix. Avaliações da Aprendizagem Externas em Larga Escala e Gestores Escolares: características, controvérsias e alternativas. Revista Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, jan./mar, 2021. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15392/8608. Acesso em: 25 jan. 2024.
BASTOS, Remo Moreira Brito. No profit left behind: os efeitos da economia política global sobre a educação básica pública. Fortaleza: Nova Civilização, 2018.
CAPOCCHI, Eduardo Rodrigues. Avaliações em larga escala e políticas de responsabilização na educação: evidências de implicações indesejadas no Brasil. 2017. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13092017-145218/publico/EDUARDO_RODRIGUES_CAPOCCHI_rev.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/SkVnKQhDyk6fkNngwvZq44c/. Acesso em: 25 jan. 2024.
DORN, Emma. et al. Fatores que influenciam o sucesso escolar na América Latina. 2017. Disponível em: https://www.mckinsey.com/winning-with-talent/~/media/mckinsey/industries/public%20and%20social%20sector/our%20insights/what%20drives%20student%20performance%20in%20latin%20america/fatores-qu-port.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2017.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PMP4Lw4BRRX4k8q9W7xKxVy/. Acesso em: 25 jan. 2024.
FREITAS, Luiz Carlos. A importância da avaliação: em defesa de uma responsabilização participativa. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96 p. 127-139, maio/ago. 2016. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/INEP-1_e6f044c85c4e42aee0dbada3cb45d9fd?lng=en. Acesso em: 25 jan. 2024.
GARCIA, Paulo Sérgio BIZZO, Nelio. Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores. Educação, v. 40, n. 1, p. 83-96, 31 maio 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/20063. Acesso em: 25 jan. 2024.
GATTI, Bernardete Angelina. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. 351 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919. Acesso em: 25 jan. 2024.
GONDIM, Linda. Os ‘governos das mudanças’ no Ceará: um populismo weberiano? In: Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), 19., GT Políticas Públicas, 1995, Caxambu. Anais do XIX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Caxambu: ANPOCS, 1995. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/19-encontro-anual-da-anpocs/gt-18/gt16-15/7654-lindagondim-modelo/file. Acesso em: 25 jan. 2024.
LIMA, Marcos Antonio Martins; MARINELLI, Marcos (Org.). Epistemologia e Metodologias para a Avaliação Educacional: múltiplas visões e abordagens. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
MACHADO, Diego de Queiroz. et al. O modelo metodológico quadripolar em pesquisas qualitativas nas ciências sociais. Caderno de Estudos Sociais, v. 34, n. 1, jan./jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1736/0. Acesso em: 25 jan. 2024.
MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; FARIAS, Maria Adalgiza. SPAECE: Uma história em sintonia com avaliação educacional do Governo Federal. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 31, n. 2, p. 525-547, jul./dez. 2016. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rh/article/view/6036. Acesso em: 25 jan. 2024.
MARTINS, Edivaldo-César Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Ignácio. Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 62, p. 1297-1327, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/%20dialogoeducacional/article/view/25275. Acesso em: 25 jan. 2024.
OLIVEIRA, Ana Cristina; WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 24, n. 93, p. 824-844, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/TMF3N6pRVcXnjd3Zm9wQBZB/#. Acesso em: 25 jan. 2024.
SANTOS, Ullians Eduardo. Percurso histórico do Saresp e as implicações para o trabalho pedagógico em sala de aula.Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 62, p. 354-385, maio/ago. 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v26n62/1984-932X-eae-26-62-00354.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
SCHNEIDER, Sergio; SCHIMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998. Disponível em: https://www.ufrgs.br/pgdr/wp-content/uploads/2021/12/373.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
TEODORO, Wanderson Luís. Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil). 2019. 236f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas-SP. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/15561. Acesso em: 25 jan. 2024.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliações Nacionais em larga escala: análises e propostas. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, jan-jun/2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v25n60/1984-932X-eae-25-60-00196.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
VIDAL, Eloísa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Professores da Educação Básica: perfil e percepções sobre sucesso dos alunos. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 67, p. 64-101, jan./abr. 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/3936. Acesso em: 25 jan. 2024.
WORTHEN, Blaine Richard; SANDERS, James; FITZPATRICK, Jody. Avaliações centradas em objetivos. In: WORTHEN, Blaine Richard (Org.). Avaliação de Programas: concepções e práticas. São Paulo: Gente, 2004. p. 129-149.