Percepções acerca de um projeto de ampliação de jornada escolar: validação de roteiros de entrevista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025005

Palavras-chave:

Educação integral, Jornada escolar integral, Ensino fundamental

Resumo

O estudo teve como objetivo validar instrumentos de pesquisa na área de programas de ampliação de jornada escolar. De modo a validar os três roteiros de entrevista aplicados juntos aos segmentos pesquisados, a saber, coordenadores, monitores e estudantes, adotou-se o método de Índice de Validação de Conteúdo (IVC) conforme as orientações de Alexandre e Coluci (2011) e Joventino (2010). Houve a participação de seis avaliadores, entre doutores (4) e mestres (2). Considerou-se válido o IVC ≥ 0,80. Nos cinco critérios postos em análise este indicador foi obtido, ficando o IVC total (média dos IVC total de cada critério) do roteiro de entrevista dos coordenadores e dos estudantes 0,94, ao passo que o índice obtido pelo roteiro de entrevista dos monitores foi de 0,92. No que tange à nota (de 0-10) atribuída por avaliador na análise do instrumento, a média dos três roteiros de entrevista foi a mesma (9,03).

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Biografia do Autor

Bruno Carneiro de Andrade, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME)

Graduado em Comunicação Social e Letras Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de Língua Inglesa da rede municipal de ensino de Fortaleza.

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Publicado

2025-04-26

Como Citar

ANDRADE, B. C. de. Percepções acerca de um projeto de ampliação de jornada escolar: validação de roteiros de entrevista. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025005, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14131. Acesso em: 5 dez. 2025.