Constituição da identidade docente a partir da dialética da colonização

Autores

Palavras-chave:

Identidade docente, Brasil colônia, Brasil Império, Colonização

Resumo

Pensar a constituição da identidade docente no Brasil não é tarefa simples. O objetivo deste trabalho é investigar o processo de constituição da identidade docente, no recorte do Brasil colônia e império. A investigação será possível a partir de um estudo bibliográfico das obras Dialética da Colonização (BOSI, 2008) e Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro (GONDRA & SCHUELER, 2008). A ideia da construção de uma identidade docente no Brasil perpassa pelos caminhos da colonização e tem nessa relação um percurso sinuoso e pouco especializado de sistematizar a profissão, seus itinerários formativos e, finalmente, sua identidade. A constituição da identidade docente no Brasil é uma temática imanentemente atrelada ao contexto histórico de construção da identidade nacional. As pesquisas sobre essa temática, a notar a dialética pela qual a História se delineia, carecem perpassar pelas consequências de ter sido, o Brasil, território açoitado e de vitalidade ceifada desde sua invasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerbet Dantas dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Professor pedagogo efetivo na rede pública municipal de São Gonçalo do Amarante (CE), mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Pedagogia pela UFC (2018), graduando em Ciências Sociais (licenciatura) também pela UFC.

Lyanna Lourdes Lima Leal, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como professora temporária da Rede Municipal de Fortaleza. Especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Faculdade Cesma de Maracanaú. Pedagoga pela UECE.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente do PPGE da UECE (supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica).

Referências

BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

GONDRA. José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Santos, G. D. dos, Leal, L. L. L., & Farias, I. M. S. de. (2022). Constituição da identidade docente a partir da dialética da colonização. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9150