Constituição da identidade docente a partir da dialética da colonização
Palavras-chave:
Identidade docente, Brasil colônia, Brasil Império, ColonizaçãoResumo
Pensar a constituição da identidade docente no Brasil não é tarefa simples. O objetivo deste trabalho é investigar o processo de constituição da identidade docente, no recorte do Brasil colônia e império. A investigação será possível a partir de um estudo bibliográfico das obras Dialética da Colonização (BOSI, 2008) e Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro (GONDRA & SCHUELER, 2008). A ideia da construção de uma identidade docente no Brasil perpassa pelos caminhos da colonização e tem nessa relação um percurso sinuoso e pouco especializado de sistematizar a profissão, seus itinerários formativos e, finalmente, sua identidade. A constituição da identidade docente no Brasil é uma temática imanentemente atrelada ao contexto histórico de construção da identidade nacional. As pesquisas sobre essa temática, a notar a dialética pela qual a História se delineia, carecem perpassar pelas consequências de ter sido, o Brasil, território açoitado e de vitalidade ceifada desde sua invasão.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
GONDRA. José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gerbet Dantas dos Santos, Lyanna Lourdes Lima Leal, Isabel Maria Sabino de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.