Constituição da identidade docente a partir da dialética da colonização
Palavras-chave:
Identidade docente, Brasil colônia, Brasil Império, ColonizaçãoResumo
Pensar a constituição da identidade docente no Brasil não é tarefa simples. O objetivo deste trabalho é investigar o processo de constituição da identidade docente, no recorte do Brasil colônia e império. A investigação será possível a partir de um estudo bibliográfico das obras Dialética da Colonização (BOSI, 2008) e Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro (GONDRA & SCHUELER, 2008). A ideia da construção de uma identidade docente no Brasil perpassa pelos caminhos da colonização e tem nessa relação um percurso sinuoso e pouco especializado de sistematizar a profissão, seus itinerários formativos e, finalmente, sua identidade. A constituição da identidade docente no Brasil é uma temática imanentemente atrelada ao contexto histórico de construção da identidade nacional. As pesquisas sobre essa temática, a notar a dialética pela qual a História se delineia, carecem perpassar pelas consequências de ter sido, o Brasil, território açoitado e de vitalidade ceifada desde sua invasão.
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Referências
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
GONDRA. José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
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