O estágio de docência na formação do mestre em educação

Autores

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Relato de Experiência, Formação, Pós-graduação, Ensino Superior

Resumo

Este é um relato de experiência no componente curricular Estágio de Docência I, que compõe a matriz curricular do curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Objetiva relatar atividades acompanhadas e desenvolvidas por uma mestranda em educação do PPGE UECE na licenciatura em Pedagogia dessa instituição de ensino, especificamente na disciplina Pesquisa Educacional. A sistematização desse texto se deu por meio dos registros escritos das observações da prática pedagógica da professora da disciplina e pela participação e envolvimento da mestranda nas atividades de ensino e vivências com os licenciandos da turma. As experiências durante o Estágio se constituíram como relevantes no processo formativo na pós-graduação. Concluímos que Estágio de Docência I no Ensino Superior se constituiu como uma experiência rica, significativa e de grande relevância na formação profissional e acadêmica.

 

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Biografia do Autor

Sandy Lima Costa, Secretaria Municipal da Educação de São Gonçalo do Amarante

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da Educação Infantil na rede pública de ensino no município de São Gonçalo do Amarante - CE.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora associada da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq), realizando estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação e docência. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Referências

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

Costa, S. L., & Farias, I. M. S. de. (2021). O estágio de docência na formação do mestre em educação. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6154

Edição

Seção

Relato de experiência