Conflitos agrários e Educação do Campo: luta social em foco

Autores

Palavras-chave:

Conflitos Agrários, Educação do Campo, Luta Social

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a relação entre os conflitos agrários e a educação do campo tendo como recorte a luta social como umas das matrizes pedagógicas das escolas do campo do Ceará. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando compreender a história dos conflitos e violências no campo brasileiro, além de analisar a luta social como uma das matrizes pedagógicas que fundamentam a concepção de educação desenvolvida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST. Este estudo se integra a uma pesquisa financiada pela FUNCAP/UECE que objetiva analisar os processos de formação de professores das escolas do campo do Ceará. Concluiu-se que a luta social orienta a educação do campo, por não ser possível compreender a realidade camponesa desvinculada de seu contexto de desenvolvimento e as lutas travadas para sua efetivação do direto a terra e educação.

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Biografia do Autor

Maria Joiciane Batista Frota, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica do projeto financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Marília dos Santos Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro do Grupo de Estudos Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE/IMO).

Maria Aires de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará, Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do GPOSSHE-UECE.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Frota, M. J. B. ., Vidal, M. dos S. ., & Lima, M. A. de . (2022). Conflitos agrários e Educação do Campo: luta social em foco. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8826