Escolas de Ensino Médio do campo no Ceará: um panorama geral
Palavras-chave:
Educação do campo, Ensino Médio, Política EducacionalResumo
Este artigo objetiva apresentar resultado de pesquisa financiada pela FUNCAP que analisou a formação continuada em serviço oferecida aos professores das escolas de educação do campo no Ceará pela Secretaria de Educação e pelo Movimento dos Trabalhadores sem Terra, com vistas a compreender como os professores sintetizam essa relação em saberes docentes. Como parte integrante dos resultados dessa pesquisa, explora-se aqui um questionário submetido à gestão de quatro escolas das cinco escolas de Ensino Médio do Campo em área de assentamento da reforma agrária mais antigas do estado. Objetivava-se vislumbrar as condições de trabalho nas escolas pesquisadas para relacionar com os dados já coletados. O resultado foi a confirmação da precariedade do trabalho e da disparidade disso com a grandeza e a confiança da comunidade escolar no projeto de educação que está sendo construído. Trabalhando na contramão da educação burguesa, muitos desafios são postos às escolas do campo no Ceará.
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