A disciplina de OTTP como elo de ligação com a pedagogia revolucionária

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Trabalho, Revolução

Resumo

A Educação do Campo tem com princípio uma educação para a revolução, sendo uma de suas inspirações a Escola do Trabalho de Moisey Pistrak, sendo que a disciplina de OTTP é um dos elos que liga a educação com o trabalho no campo. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica, no qual foram utilizados como base teórica autores como Pistrak (2000), Freire (1987), Caldart (2003; 2012) e Nascimento e Teixeira (2021). Evidenciamos nesse trabalho que a disciplina de OTTP carrega dentro de si as lutas dos movimentos sociais, como também a essência teórica e prática das escolas do trabalho defendidas por Pistrak, em especial a capacidade de auto-organização do estudante. Portanto, concluiu-se que a disciplina de OTTP se apresenta como elo de ligação entre a Escola do Campo e a Escola do Trabalho, já que seus conteúdos se associam para contribuir na construção da formação humana dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Regina Andrade Mendes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Bacharel em Zootecnia, estudante de Pedagogia, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE/IMO).

João Pedro de Lima Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Pedagogia, bolsista de Iniciação Científica financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Grupo de Estudos Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE/IMO).

Marcilia Nogueira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas/UECE, especialista em Literatura e formação do leitor/UECE, especialista em Coordenação Pedagógica/UFC, graduada em Letras/FECLESC-UECE, graduada em Letras-Espanhol/UFC e professora efetiva da Rede Estadual.

Referências

CALDART, Roseli Salete. A Escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, p. 60-81, Jan/Jun 2003.

CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. 1 ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed., Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

NASCIMENTO, Marcilia Nogueira do; TEIXEIRA, Oziel Barbosa. Educação do Campo: fruto de uma luta, esperança de transformação. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.

PISTRAK, M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Editora Expressão Popular, São Paulo: SP, ed. 1, 2000.

PISTRAK, M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Editora Expressão Popular, São Paulo: SP, ed. 1, 2018.

PPP, Projeto Político Pedagógico. EEM. Florestan Fernandes, Monsenhor Tabosa-Ce, 2020.

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Mendes, A. R. A. ., Santos, J. P. de L. ., & Nascimento, M. N. do. (2022). A disciplina de OTTP como elo de ligação com a pedagogia revolucionária. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8824