Formação de professores na perspectiva da reforma agrária

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação do campo, Marxismo, Reforma Agrária

Resumo

Este trabalho discute como a formação de professores do campo corrobora a luta pela reforma agrária, uma vez que o trabalho educativo, o qual imbuído de intencionalidade pedagógica, torna-se eixo estruturante de uma política educacional que promove emancipação humana e, nesse sentido, a garantia de direitos sociais. Para tanto, realizamos o estudo de cunho bibliográfico, apoia-se teoricamente no marxismo e em autores que debatem educação do campo, entre eles, Stédile. Como resultado, é possível afirmar que uma formação docente socialmente comprometida, juntamente com as teorias marxistas que visualizam concretamente as necessidades da sociedade, é imprescindível para o combate do sistema capitalista e a construção de uma sociedade mais digna de se viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oziel Barbosa Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em Pedagogia da FACEDI e pesquisador do grupo de estudos de Educação do Campo do Grupo de Pesquisa em Ontologia do Ser Social, História e Emancipação (GPOSSHE).

Marcília Nogueira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas/UECE, especialista em Literatura e formação do leitor/UECE, especialista em Coordenação Pedagógica/UFC, graduada em Letras/FECLESC-UECE, graduada em Letras-Espanhol/UFC e professora efetiva da Rede Estadual.

Referências

ALENCAR, Maria Fernanda. Educação do campo e formação de professores: Construção de uma política educacional para o campo brasileiro. Ci.& Tróp-Revista Ciência e Trópico, Recife, v. 34, n. 2, p. 207- 226, 2010. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/download/868/589. Acesso em: 15 ago. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília,1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao. Acesso em: 19 set. 2022.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas.Tradução de Luciano Cavini Martorano, Nélio Schneider e Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2007.

STÉDILE, João Pedro. et al. Reforma Agrária. In: Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/ São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Expressão Popular, 2012.

Publicado

2022-11-22

Como Citar

Teixeira, O. B. ., & Nascimento, M. N. do . (2022). Formação de professores na perspectiva da reforma agrária. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8953