Formação de professores na perspectiva da reforma agrária
Palavras-chave:
Formação Docente, Educação do campo, Marxismo, Reforma AgráriaResumo
Este trabalho discute como a formação de professores do campo corrobora a luta pela reforma agrária, uma vez que o trabalho educativo, o qual imbuído de intencionalidade pedagógica, torna-se eixo estruturante de uma política educacional que promove emancipação humana e, nesse sentido, a garantia de direitos sociais. Para tanto, realizamos o estudo de cunho bibliográfico, apoia-se teoricamente no marxismo e em autores que debatem educação do campo, entre eles, Stédile. Como resultado, é possível afirmar que uma formação docente socialmente comprometida, juntamente com as teorias marxistas que visualizam concretamente as necessidades da sociedade, é imprescindível para o combate do sistema capitalista e a construção de uma sociedade mais digna de se viver.
Downloads
Referências
ALENCAR, Maria Fernanda. Educação do campo e formação de professores: Construção de uma política educacional para o campo brasileiro. Ci.& Tróp-Revista Ciência e Trópico, Recife, v. 34, n. 2, p. 207- 226, 2010. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/download/868/589. Acesso em: 15 ago. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília,1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao. Acesso em: 19 set. 2022.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas.Tradução de Luciano Cavini Martorano, Nélio Schneider e Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2007.
STÉDILE, João Pedro. et al. Reforma Agrária. In: Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/ São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Expressão Popular, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Oziel Barbosa Teixeira, Marcília Nogueira do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.