A criança com síndrome de down no ensino regular: como promover sua inclusão

Autores

Palavras-chave:

Síndrome De Down, Inclusão Escolar, Protagonismo, Contribuição

Resumo

A inclusão de crianças com deficiência na sala regular tem grande importância no seu desenvolvimento e aprendizagem, pois a escola é um lugar de oportunidades para a criança experimentar sentimentos a partir do autoconhecimento, desenvolver autorrespeito e satisfação com novos saberes. O objetivo deste estudo é compreender como promover a inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular. Foram utilizados nesta pesquisa os seguintes referenciais teóricos: Bogdan e Biklen (1994), Correia (1999), (Schwartzman,1999), Costa (2004) entre outros. A pesquisa revelou que apesar das limitações apresentadas na saúde das crianças com Síndrome de Down, incluí-la no convívio com crianças ditas “normais,” funciona como uma oportunidade de dar-lhes condições para o desenvolvimento de suas habilidades. Conclui-se com a pesquisa que é possível possibilitar a aprendizagem da criança com SD no ensino regular, através de um planejamento que considere as capacidades e necessidades impostas pelas limitações que a deficiência lhe causa.

Downloads

Biografia do Autor

Marizete dos Santos, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Graduação em Pedagogia pela Universidade estadual Vale do Acaraú. Especialização em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Vale do Jaguaribe. Professora na Rede Pública Municipal de Fortaleza.

Adriana Maria dos Santos, Faculdade PLUS – FRJ

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade PLUS – FRJ. Curso técnico em andamento, Secretaria Escolar. Universidade Aberta do Nordeste, FDR, Brasil. Técnica em Estética pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à Teoria e aos Métodos. Porto Editora, 1994, p.49.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. 1988.

BRASIL. Lei n.13.146. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 30 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Brasília; MEC. SEMESP. 2020.124p. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948 Acesso em: 28 jun. 2021.

BUCKLEY, S.; BIRD, G. Incluindo crianças com síndrome de Down. Notícias e Atualizações da Síndrome de Down. v.1, n.1, p.5-13, 1998.

CEARÁ. Secretaria do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019.

CORREIA, Luís de Miranda. Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto Codex, Portugal: Porto Editora, 1999. (Coleção Educação Especial, 1).

COSTA, M. A família com filhos com necessidades educativas especiais.

Revista do Instituto Superior Politécnico de Viseu: Edições Millenium, 2004.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. — (Coleção cotidiano escolar).

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A integração de pessoas com a deficiência.

Contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 4. ed. p. 43 e 44.

MOVIMENTO DOWN. O que é a síndrome de down. 2017. Disponível em: http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/ Acesso em: 28 jun. 2021.

SCHWARTZMAN, J. S. Síndrome de Down. São Paulo. Editora Mackenzie, 1999.

VIVODIC, M. A. Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. 7. Ed. Petrópolis, RJ; Vozes, 2013.

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Santos, M. dos ., & Santos, A. M. dos . (2021). A criança com síndrome de down no ensino regular: como promover sua inclusão. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5869

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)