A criança com síndrome de down no ensino regular: como promover sua inclusão

Autores

Palavras-chave:

Síndrome De Down, Inclusão Escolar, Protagonismo, Contribuição

Resumo

A inclusão de crianças com deficiência na sala regular tem grande importância no seu desenvolvimento e aprendizagem, pois a escola é um lugar de oportunidades para a criança experimentar sentimentos a partir do autoconhecimento, desenvolver autorrespeito e satisfação com novos saberes. O objetivo deste estudo é compreender como promover a inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular. Foram utilizados nesta pesquisa os seguintes referenciais teóricos: Bogdan e Biklen (1994), Correia (1999), (Schwartzman,1999), Costa (2004) entre outros. A pesquisa revelou que apesar das limitações apresentadas na saúde das crianças com Síndrome de Down, incluí-la no convívio com crianças ditas “normais,” funciona como uma oportunidade de dar-lhes condições para o desenvolvimento de suas habilidades. Conclui-se com a pesquisa que é possível possibilitar a aprendizagem da criança com SD no ensino regular, através de um planejamento que considere as capacidades e necessidades impostas pelas limitações que a deficiência lhe causa.

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Biografia do Autor

Marizete dos Santos, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Graduação em Pedagogia pela Universidade estadual Vale do Acaraú. Especialização em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Vale do Jaguaribe. Professora na Rede Pública Municipal de Fortaleza.

Adriana Maria dos Santos, Faculdade PLUS – FRJ

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade PLUS – FRJ. Curso técnico em andamento, Secretaria Escolar. Universidade Aberta do Nordeste, FDR, Brasil. Técnica em Estética pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Referências

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Publicado

2021-07-20

Como Citar

Santos, M. dos ., & Santos, A. M. dos . (2021). A criança com síndrome de down no ensino regular: como promover sua inclusão. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5869

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