A criança com síndrome de down no ensino regular: como promover sua inclusão
Palavras-chave:
Síndrome De Down, Inclusão Escolar, Protagonismo, ContribuiçãoResumo
A inclusão de crianças com deficiência na sala regular tem grande importância no seu desenvolvimento e aprendizagem, pois a escola é um lugar de oportunidades para a criança experimentar sentimentos a partir do autoconhecimento, desenvolver autorrespeito e satisfação com novos saberes. O objetivo deste estudo é compreender como promover a inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular. Foram utilizados nesta pesquisa os seguintes referenciais teóricos: Bogdan e Biklen (1994), Correia (1999), (Schwartzman,1999), Costa (2004) entre outros. A pesquisa revelou que apesar das limitações apresentadas na saúde das crianças com Síndrome de Down, incluí-la no convívio com crianças ditas “normais,” funciona como uma oportunidade de dar-lhes condições para o desenvolvimento de suas habilidades. Conclui-se com a pesquisa que é possível possibilitar a aprendizagem da criança com SD no ensino regular, através de um planejamento que considere as capacidades e necessidades impostas pelas limitações que a deficiência lhe causa.
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