Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil
estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Educação, Pandemia, COVID-19Resumo
A pandemia de COVID-19 impôs o ensino remoto como estratégia de retomada e continuidade das aulas presenciais. Objetivou-se compreender a produção do conhecimento sobre ensino remoto emergencial no primeiro ano de vigência da pandemia de COVID-19 no Brasil. Realizou-se um estudo qualitativo, ancorado na metodologia estado da arte, para mapear e discutir a produção bibliográfica constante no portal SciElo acerca dessa temática. Foram localizados 29 produtos, dos quais selecionaram-se 16. Evidenciou-se que o ensino superior por meio remoto para os cursos da área da saúde recebeu maior ênfase. As categorias que emergiram foram: questões intervenientes no ensino superior; vulnerabilidades evidenciadas pelo ensino remoto emergencial; e potencialidades do ensino remoto. Concluiu-se que, diante dos desafios, têm-se empreendido esforços para reduzir o dano acarretado pela pandemia ao processo ensino-aprendizagem utilizando-se o ensino remoto emergencial, mas faz-se necessário mais investimentos para essa finalidade e de promoção da inclusão digital.
Downloads
Referências
APPENZELLER, Simone et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, supl. 1, e155, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500201&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
BERTASSO, Carolina Pimentel et al. Telemedicine in long-term elderly care facilities as “social accountability” in the context of Covid-19. Rev. bras. educ. med., Brasília, v.45, n. 1, e023, 2021 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100401&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
BRANDENBURG, Cristine; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 17 mar. 2021.
BRASIL. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 18 mar. 2021.
CASTIONI, Remi et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362021005002201&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a transferência no ensino remoto: docência em tempos de pandemia. Educ. Real., Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109145, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362020000400206&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 mar. 2021.
FERREIRA, Norma Sanda de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
MACHADO, Roseli Belmonte et al. Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, Porto Alegre, v. 26, e26081, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-89182020000100425&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
MAGALHAES, Amanda Júlia de Arruda et al. O ensino da anamnese assistido por tecnologias digitais durante a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, supl. 1, e163, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500411&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
MARASCA, Aline Riboli et al. Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v.37, e200085, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100509&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde Coletiva, v.17, n. 3, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232012000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 mar. 2021.
MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio et al. Pedagogical strategies in medical education to the challenges of Covid-19: scoping review. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 45, n. 1, e025, 2021 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100302&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
MORAIS NETO, Antônio Carlos de et al. Ensino em saúde LGBT na pandemia da Covid-19: oportunidades e vulnerabilidades. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, supl. 1, e157, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500410&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
PAULA, Bruno Souza de et al. Elaboração e avaliação da disciplina remota de Física 1 na UFRJ durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 43, e20200518, 2021 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100425&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
RODRIGUES, Bráulio Brandão et al. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de Covid-19. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, supl. 1, e149, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500302&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Joana Paulin. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em: 10 mar. 2021.
SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SciElo). Sobre o Scielo. Disponível em: https://scielo.org/pt/sobre-o-scielo. Acesso em: 12 mar. 2021.
SILVEIRA, Rodrigo Pinheiro et al. Projeto de ensino como apoio ao telemonitoramento dos casos de Covid-19. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 45, n. 1, e050, 2021. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100403&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
SILVA, Pedro Henrique dos Santos et al. Educação remota na continuidade da formação médica em tempos de pandemia: viabilidade e percepções. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 45, n. 1, e044, 2021 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100222&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
SOLIGO, Ângela de Fátima et al. Formação em Psicologia: estágios e avaliação psicológica. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 40, e243432, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100654&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 19, e00309141, Jan. 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462021000100401&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Consequências adversas do fechamento das escolas. 2021a. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em: 12 mar. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Avaliação do desenvolvimento da Internet no Brasil, 2021b. Disponível em: https://www.nic.br/media/docs/publicacoes/8/20210217115717/avaliacao_do_desenvolvimento-da-internet-no-brasil.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vanusa Nascimento Sabino Neves, Daniel de Assis Valdegil , Raquel do Nascimento Sabino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.