Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil

estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Educação, Pandemia, COVID-19

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs o ensino remoto como estratégia de retomada e continuidade das aulas presenciais. Objetivou-se compreender a produção do conhecimento sobre ensino remoto emergencial no primeiro ano de vigência da pandemia de COVID-19 no Brasil. Realizou-se um estudo qualitativo, ancorado na metodologia estado da arte, para mapear e discutir a produção bibliográfica constante no portal SciElo acerca dessa temática. Foram localizados 29 produtos, dos quais selecionaram-se 16. Evidenciou-se que o ensino superior por meio remoto para os cursos da área da saúde recebeu maior ênfase. As categorias que emergiram foram: questões intervenientes no ensino superior; vulnerabilidades evidenciadas pelo ensino remoto emergencial; e potencialidades do ensino remoto. Concluiu-se que, diante dos desafios, têm-se empreendido esforços para reduzir o dano acarretado pela pandemia ao processo ensino-aprendizagem utilizando-se o ensino remoto emergencial, mas faz-se necessário mais investimentos para essa finalidade e de promoção da inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho

 

Daniel de Assis Valdegil , Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciado em Ciências com habilitação em Química. Especialista em Psicopedagogia. Professor da Educação Básica II da rede municipal de João Pessoa, Paraíba. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa

Raquel do Nascimento Sabino, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Educação. Licenciada em Letras. Supervisora escolar da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa, Paraíba.

Referências

APPENZELLER, Simone et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, supl. 1, e155, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500201&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

BERTASSO, Carolina Pimentel et al. Telemedicine in long-term elderly care facilities as “social accountability” in the context of Covid-19. Rev. bras. educ. med., Brasília, v.45, n. 1, e023, 2021 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100401&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

BRANDENBURG, Cristine; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 17 mar. 2021.

BRASIL. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 18 mar. 2021.

CASTIONI, Remi et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362021005002201&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a transferência no ensino remoto: docência em tempos de pandemia. Educ. Real., Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109145, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362020000400206&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 mar. 2021.

FERREIRA, Norma Sanda de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.

GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

MACHADO, Roseli Belmonte et al. Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, Porto Alegre, v. 26, e26081, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-89182020000100425&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

MAGALHAES, Amanda Júlia de Arruda et al. O ensino da anamnese assistido por tecnologias digitais durante a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, supl. 1, e163, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500411&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

MARASCA, Aline Riboli et al. Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v.37, e200085, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100509&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde Coletiva, v.17, n. 3, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232012000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 mar. 2021.

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio et al. Pedagogical strategies in medical education to the challenges of Covid-19: scoping review. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 45, n. 1, e025, 2021 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100302&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

MORAIS NETO, Antônio Carlos de et al. Ensino em saúde LGBT na pandemia da Covid-19: oportunidades e vulnerabilidades. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, supl. 1, e157, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500410&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

PAULA, Bruno Souza de et al. Elaboração e avaliação da disciplina remota de Física 1 na UFRJ durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 43, e20200518, 2021 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100425&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

RODRIGUES, Bráulio Brandão et al. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de Covid-19. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, supl. 1, e149, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500302&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Joana Paulin. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em: 10 mar. 2021.

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SciElo). Sobre o Scielo. Disponível em: https://scielo.org/pt/sobre-o-scielo. Acesso em: 12 mar. 2021.

SILVEIRA, Rodrigo Pinheiro et al. Projeto de ensino como apoio ao telemonitoramento dos casos de Covid-19. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 45, n. 1, e050, 2021. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100403&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

SILVA, Pedro Henrique dos Santos et al. Educação remota na continuidade da formação médica em tempos de pandemia: viabilidade e percepções. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 45, n. 1, e044, 2021 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100222&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

SOLIGO, Ângela de Fátima et al. Formação em Psicologia: estágios e avaliação psicológica. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 40, e243432, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100654&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 19, e00309141, Jan. 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462021000100401&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Consequências adversas do fechamento das escolas. 2021a. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em: 12 mar. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Avaliação do desenvolvimento da Internet no Brasil, 2021b. Disponível em: https://www.nic.br/media/docs/publicacoes/8/20210217115717/avaliacao_do_desenvolvimento-da-internet-no-brasil.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021

Publicado

2021-03-30

Como Citar

NEVES, V. N. S.; VALDEGIL , D. de A.; SABINO, R. do N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.5271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271. Acesso em: 20 abr. 2024.