Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil

estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Educação, Pandemia, COVID-19

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs o ensino remoto como estratégia de retomada e continuidade das aulas presenciais. Objetivou-se compreender a produção do conhecimento sobre ensino remoto emergencial no primeiro ano de vigência da pandemia de COVID-19 no Brasil. Realizou-se um estudo qualitativo, ancorado na metodologia estado da arte, para mapear e discutir a produção bibliográfica constante no portal SciElo acerca dessa temática. Foram localizados 29 produtos, dos quais selecionaram-se 16. Evidenciou-se que o ensino superior por meio remoto para os cursos da área da saúde recebeu maior ênfase. As categorias que emergiram foram: questões intervenientes no ensino superior; vulnerabilidades evidenciadas pelo ensino remoto emergencial; e potencialidades do ensino remoto. Concluiu-se que, diante dos desafios, têm-se empreendido esforços para reduzir o dano acarretado pela pandemia ao processo ensino-aprendizagem utilizando-se o ensino remoto emergencial, mas faz-se necessário mais investimentos para essa finalidade e de promoção da inclusão digital.

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Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho

 

Daniel de Assis Valdegil , Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciado em Ciências com habilitação em Química. Especialista em Psicopedagogia. Professor da Educação Básica II da rede municipal de João Pessoa, Paraíba. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa

Raquel do Nascimento Sabino, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Educação. Licenciada em Letras. Supervisora escolar da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa, Paraíba.

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

NEVES, V. N. S.; VALDEGIL , D. de A.; SABINO, R. do N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.5271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271. Acesso em: 30 nov. 2021.