Relato de experiência sobre a oferta de nivelamento remoto em Língua Portuguesa em uma IES de Fortaleza

Autores

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Nivelamento, Instituição de Ensino Superior

Resumo

É sabido que os estudantes brasileiros, no tocante à língua portuguesa, não alcançam os melhores índices nas avaliações internacionais de larga escala. Essa realidade se mantém ainda no ensino superior, especialmente no ensino superior privado, que é o objeto deste relato. As IES tentam sanar esse déficit na formação básica dos alunos através, por exemplo, de cursos de nivelamento. Esses cursos têm, em linhas gerais, como objetivo, aprimorar as habilidades e competências comunicativas dos alunos, através de aulas de gramática, interpretação de texto e produção de texto. Com base no acima exposto, esta pesquisa teve como problemática a seguinte questão: quais as percepções acerca do nivelamento remoto de língua portuguesa ofertado por uma IES privada de Fortaleza? Os encontros ocorreram no primeiro semestre de 2022, através de um link do Google Meet.

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Biografia do Autor

Eveline Lima de Castro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Advogada. Professora. Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará. Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Raquel Figueiredo Barretto, Centro Universitário Unifanor Wyden

Professora do Curso de Direito do Centro Universitário Unifanor Wyden e da Faculdade Uninta Fortaleza. Graduação em Letras. Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Mestrado em Saúde Coletiva

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Castro, E. L. de ., & Barretto, R. F. . (2022). Relato de experiência sobre a oferta de nivelamento remoto em Língua Portuguesa em uma IES de Fortaleza. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8926

Edição

Seção

Relato de experiência

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