“Cara, eu sou umbandista!”: culturas religiosas e antagonismos na escola

Autores

Palavras-chave:

Ensino religioso., Escolas democráticas., Relações étnico-raciais.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender como as escolas vem dialogando ou não com as culturas religiosas a partir de seu cotidiano e dos sujeitos que a envolvem, com destaque para as experiências advindas da disciplina de Ensino Religioso. A abordagem metodológica teve caráter qualitativo. Utilizou-se de autores, como:  Almeida (2020), Brandão (1991) e Freire (1996); em diálogo com de Lei 10.639/2003 referente à educação para as relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. De acordo com os resultados, as práticas educativas vinculadas ao Ensino Religioso nas escolas ainda vêm se caracterizando historicamente como “ensino cristão”, descontextualizado, privilegiando saberes eurocêntricos ocidentais em detrimento das realidades que circunscrevem as escolas. Conclui-se que a atualização e a proposição de práticas decoloniais no processo de escolarização é urgente para o fortalecimento de um projeto de sociedade plural e democrático.

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Biografia do Autor

Raquel Carine de Moraes Martins, Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga pela UFC. Cientista Social pela UECE. Doutora em educação pela UFC. Colaboradora do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará. Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza e professora temporária da UECE.

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), pesquisador em educação para as relações Étnico-Raciais, Educação popular e políticas de cotas raciais. Ilustrador. Educando de especialização em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Infantil.  

Referências

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Martins, R. C. de M. ., & Souza, D. da S. . (2022). “Cara, eu sou umbandista!”: culturas religiosas e antagonismos na escola. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8927

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Relato de experiência

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