“Cara, eu sou umbandista!”: culturas religiosas e antagonismos na escola
Palavras-chave:
Ensino religioso., Escolas democráticas., Relações étnico-raciais.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender como as escolas vem dialogando ou não com as culturas religiosas a partir de seu cotidiano e dos sujeitos que a envolvem, com destaque para as experiências advindas da disciplina de Ensino Religioso. A abordagem metodológica teve caráter qualitativo. Utilizou-se de autores, como: Almeida (2020), Brandão (1991) e Freire (1996); em diálogo com de Lei 10.639/2003 referente à educação para as relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. De acordo com os resultados, as práticas educativas vinculadas ao Ensino Religioso nas escolas ainda vêm se caracterizando historicamente como “ensino cristão”, descontextualizado, privilegiando saberes eurocêntricos ocidentais em detrimento das realidades que circunscrevem as escolas. Conclui-se que a atualização e a proposição de práticas decoloniais no processo de escolarização é urgente para o fortalecimento de um projeto de sociedade plural e democrático.
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Referências
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