VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i7.66Palabras clave:
História da Matemática; Balestilha; Conceitos matemáticosResumen
Na busca por um ensino mais contextualizado e fazendo uso da história da matemática encontramos na Balestilha um recurso metodológico para utilizar nas aulas de matemática. O nosso trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível inserir nas aulas de matemática a construção de instrumentos históricos de medida, no nosso caso a Balestilha, para explorar conteúdos matemáticos. Essa experiência foi realizada com cinco alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, por meio de um curso com duração de 20h/a, ofertado pelo Laboratório de Matemática e Ensino localizado na UECE. Nenhuma delas conhecia a Balestilha e sua relação com a matemática. Cada aluna teve a oportunidade de construir a sua Balestilha, e realizar a aplicação para descobrir a altura de uma parede. Neste sentido, visamos contribuir para uma melhor aprendizagem do aluno/conteúdo/professor por meio de um recurso metodológico ainda pouco conhecido e utilizado em sala de aula, como a Balestilha.