O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441Palabras clave:
História da Matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Objeto de Aprendizagem, Formação de Professores, Articulação.Resumen
Este estudo corresponde a um recorte pontual de pesquisa doutoral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Nesta ocasião, em especial, objetivamos identificar conhecimentos mobilizados e ressignificados na formação de professores mediante a utilização da História da Matemática (HM) e de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. Os procedimentos metodológicos tiveram o amparo da metodologia Engenharia Didática, com ênfase nas informações levantadas na terceira fase, a experimentação, que correspondeu a um curso de extensão universitária com 12 professores em formação inicial e continuada. Entre os resultados, observamos que a articulação entre HM e TDIC via Objetos de Aprendizagem (OA), que são recursos educacionais digitais, disponíveis na internet, pode mobilizar e ressignificar conhecimentos de natureza matemática, pedagógica e histórica. Isso nos permite concluir que combinar as tendências de HM e de TDIC por meio de OA na formação de professores pode resultar no fortalecimento de práticas de ensino e aprendizagem no ambiente escolar e/ou acadêmico.
Descargas
Métricas
Citas
ARTIGUE, Michèle. Ingènierie Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v.9, n. 3, p. 281-308, 1988.
BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Lais dos Santos. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
BORBA, Marcelo Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO JUNIOR, Neil da Rocha. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das Tecnologias Digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 6ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BORBA, Marcelo de Carvalho. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educacional Studies in Mathematics, v. 108, p. 385-400, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018. 600 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília/DF: 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília/DF: 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº14.040, de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº6, de 20 de março de 2020. Brasília/ DF: 2020.
CASTRO-FILHO, José Aires. Objetos de Aprendizagem e sua utilização no ensino de Matemática. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais [...]. Belo Horizonte – Minas Gerais: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2007. v. 01. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/grupos-de-pesquisa/pde/pdf/objetos_de_aprendizagem_e_EM.pdf
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Objetos de Aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2013.
OLIVEIRA, Gisele Pereira. A articulação entre história da Matemática e tecnologias digitais via Objeto de Aprendizagem para mobilização e ressignificação de conhecimentos na formação de professores. 362f. 2023. Tese (Doutorado acadêmico) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. Conceitos trigonométricos articulados a partir do instrumento náutico, balhestilha, na interface entre história e ensino de Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2023.
SOUSA, Giselle Costa de. Reflexões sobre aliança entre HM, TDIC e IM. In: SOUSA, Giselle Costa de. (Org.). Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2020.
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre história da Matemática e tecnologias digitais na educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2023.
WILEY, David. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and taxonomy. In: WILEY, D. A. (Ed.). The Instructional Use of Learning Objects. 2000. Disponível em: https://www.reusability.org/read/. Acesso em: 14 ago. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gisele Pereira Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.