Um percurso pela história da probabilidade
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7990Schlagworte:
História da Matemática;, História da Probabilidade;, Ensino de Matemática;, Ensino de Probabilidade.Abstract
Neste artigo apresentamos um recorte da história da probabilidade, embasado nas ideias de autores que defendem a história da matemática no ensino de matemática, como Iran Abreu Mendes e Miguel Chaquiam, referenciados por autores como Boyer (1974), Eves (2011), em trabalhos publicados como, teses, dissertações, artigos científicos e em documentos oficiais. Para organizar materiais para sala de aula nos orientamos no diagrama metodológico, de acordo com a proposta de Chaquiam (2016; 2017; 2020), ao propor a elaboração de um texto para ser utilizado em sala de aula, como recurso didático, mostrando no contexto da história da Matemática a origem e a evolução, concomitantemente com as estratégias de ensino da teoria da probabilidade, que levam a refletir e verificar a necessidade de responder a seguinte problemática de pesquisa: Que recortes históricos podem ser elaborados a partir de uma história da probabilidade, segundo Chaquiam (2020), para uso em sala de aula? Desta questão elegemos o objetivo geral que é: Elaborar recortes históricos a partir de uma história da probabilidade para uso em sala de aula. Como a pesquisa está em andamento, temos como resultado, orientações sobre a relevância desta pesquisa, sobre os recortes da história da probabilidade e a necessidade de ampliação deste tema para proporcionar aos pesquisadores uma base sólida da importância que a história da matemática pode proporcionar ao ensino de matemática.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
ALMEIDA, Alfredo Betâmio de. O Problema Epistemológico da Probabilidade e a contribuição de Karl Popper para o respectivo debate. Universidade Nova Lisboa, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/36874/2/BETaMIODEALMEIDA>. Acesso em: 10 dez. 2021
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. MEC, Brasília - DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148p
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. Editora da Universidade de São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
CALABRIA, Angelica Raiz; CAVALARI, Mariana Feiteiro. Um passeio histórico pelo início da Teoria das Probabilidades. In: X Seminário Nacional de História da Matemática. Campinas, 2013.
CHAQUIAM, M. História e Matemática Integradas por meio de um Diagrama Metodológico. Revista Paradigma, v. XLI, Nº Extra 1; abril de 2020 / 197-211.
CHAQUIAM, Miguel. Ensaios Temáticos: história e matemática em sala de aula. SBEM-PA, Belém, 2017.
CHAQUIAM, Miguel. O Uso da História da Matemática e dos Conteúdos Matemáticos na Sala de Aula. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo. 2016
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução: Hygino H.
Domingues. 5. ed. Editora da Unicamp. Campinas, SP. 2011
FERNANDES, Rúbia Juliana Gomes. Estatística E Probabilidade: Uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado), Ponta Grossa, 2014.
JUNQUEIRA, Ana Lucia Nogueira. A Probabilidade que a História nos Conta. In: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática. Chiapas, México, 2015.
LIMA, E. T. D. Probabilidade em livros didáticos de Matemática dos anos Finais: diferentes concepções. In: Zetetiké, campinas, São Paulo, v. 28, n.1, p. 1-18, dez.2020.
LOPES, Celi Espasandin; MEIRELLES, Elaine. Desenvolvimento da Probabilidade e da Estatística. In: XVIII Encontro Regional de Professores de Matemática – LEM/IMECC/UNICAMP, 2005.
MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém, SBHMat, 2016. 124p.
MENDES, Iran Abreu. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Ciência Moderna Ltda. Rio de Janeiro, 2009
NEVES, Lorena Nunes; VAN DER GELD, Joana Stephanie Miranda; CHAQUIAM, Miguel. História da probabilidade: de Pacioli a Huygens. In: Congresso Pan-Amazônico de Matemática, Belém, PA, 2018.
QUEIROZ, Cileda; COUTINHO, Silva. Conceitos probabilísticos: quais contextos a história nos aponta? Revista Eletrônica de Educação Matemática. São Paulo, v 2.3, p. 50-67, UFSC, 2007.
RESTREPO B, Luis F; GONZÁLEZ L, Julián. La Historia de la Probabilidad. Revista Colombiana de Ciencias Pecuarias. Universidad de Antioquia, vol. 16, núm. 1, marzo, Medellín, Colombia. 2003. ISSN: 0120-0690.
Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=295026121011> Acesso em 20/02/2020.
VIALI, Lorí. Algumas Considerações Sobre a Origem da Teoria da Probabilidade. In: Revista Brasileira de História da Matemática - Vol. 8 nº 16 - pág. 143-153., PUC-RS/UFRGS, 2008. ISSN 1519-955X.
WARSI, Karl. O Livro da Matemática. Tradução: Maria da Anunciação Rodrigues. Globo livros. Rio de Janeiro, 2020.
ZINDEL, Marcia Longen. Tomada De Decisão E Risco: A Contribuição Dos Matemáticos E Estatísticos. Estadística y Sociedad, México, p. 05-30, n.5, 2018.