JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO

Autores

  • Liliane dos Santos Gutierre
  • Wguineuma Pereira Avelino Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.39

Palavras-chave:

John Andrew Fossa; Educação; Matemática; Pós-Graduação; Pesquisa.

Resumo

Descrever parte da trajetória de vida profissional do professor PhD John Andrew Fossa é uma forma de homenageá-lo e de deixar registrada a importância de seus estudos para consolidação da pesquisa em Educação Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como a sua contribuição na formação de mestres e doutores, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e o do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), ambos da UFRN. Para o registro de parte dessa história, lançamos mão de fontes escritas, entre elas, os documentos institucionais do PPGED e do PPGECNM e de fontes orais, que por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), nos permitiram reconstituir os fatos passados, cruzando-os com as informações advindas das fontes escritas, compreendendo a trajetória desse renomado professor à luz da História Cultural, que, entre outros aspectos, se interessa pelas atividades humanas e pelas relações entre o passado e o presente, uma vez que a realidade é cultural ou socialmente constituída (BURKE, 2011). Vale dizer que esse trabalho faz parte de um estudo de mestrado no qual realizamos uma descrição historiográfica, no período de 1994 a 2015, acerca dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes no PPGED e no PPGECNM.  Por fim, nossa metodologia de pesquisa, junto a análise das fontes, nos permitiu concluir que: (1) a linha de pesquisa Educação Matemática no PPGED da UFRN foi inserida oficialmente em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo professor PhD John Andrew Fossa; (2) a implantação e consolidação do PPGECNM na parte de ensino de Matemática aconteceu também em função dessas e de novas pesquisas que apontam quando da contratação, pelo Departamento de Matemática da UFRN, de mais duas professoras que pesquisavam em Educação Matemática: Dra. Bernadete Barbosa Morey e Dra. Arlete de Jesus Brito; (3) alguns egressos do PPGED e do PPGECNM, orientandos dos professores citados, não só dão continuidade às pesquisas em Educação Matemática na UFRN, como são docentes dessa, mostrando-nos o quão foi significativo ter o professor John Andrew Fossa como precursor das pesquisas em Educação Matemática no Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

GUTIERRE, L. dos S.; CARDOSO, W. P. A. JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 35–50, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i11.39. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39. Acesso em: 16 abr. 2024.