Projetos integradores de matemática

Análise de obras do PNLD 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5524

Palavras-chave:

Projetos Integradores, Temas Integradores, PNLD2021

Resumo

Na perspectiva do Novo Ensino Médio, o objetivo desta pesquisa foi analisar os Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias, aprovados pelo PNLD 2021, relativamente a três aspectos: temas integradores, competências e habilidades. Os temas integradores que compõem as obras são: STEAM, Protagonismo juvenil, Midiaeducação e Mediação de conflitos. Como aporte teórico, foram utilizados documentos e leis que fundamentam a mudança nessa etapa de ensino, assim como se recorreu a teóricos que dissertam sobre aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, por meio de procura bibliográfica, na qual foram examinadas sete obras da área de Matemática. A análise dos dados, centrada na Análise de Conteúdo (BARDIM, 2011), aponta como principal resultado o fato de que as obras estão em consonância com os temas integradores. Verificou-se, ainda, que a competência específica 5 foi pouco explorada e algumas habilidades não foram contempladas nos projetos. Conclui-se que, para a efetivação do uso desses materiais, impõem-se formação constante, planejamento e diálogo com a comunidade escolar na aplicação dos Projetos Integradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Ferreira Mendonça, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda da linha História da Educação Comparada, eixo Tecnologias na Educação. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão e supervisão escolar. Graduada em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Ceará. Atuou como professora no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância na Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora da Educação Básica na rede estadual de educação. Trabalha com produção de material didático e elaboração de itens. Áreas de interesse: Modelagem Matemática, Tecnologias digitais na educação, Currículo, Cálculo e Equações diferenciais.

Francisco Filipe Passos dos Santos, Secretária Estadual de Educação do Ceará (SEDUC)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (2006). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Professor efetivo da rede estadual de Ensino e atualmente Coordenador Escolar. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Referências

ALVES, A. M. M. Abordagens da multiplicação em livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (1960-1978). Com a Palavra, o Professor. Vitória da Conquista (BA), v.4, n.8, p.247-264. janeiro-abril / 2019.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 9.394/1996, que institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf . Acesso em: 24 de mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 26 de mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília, 2019a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, 2019b.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação nº 03/2019. [Processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o programa nacional do livro e do material didático, PNLD 2021]. Brasília, 27 de novembro de 2019c.

FNDE. Escolha PNLD 2021 – Projetos. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/escolha-pnld-2021-projetos. Acesso em: 26 abr. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa 4. ed.São Paulo: Atlas, 2002.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

MENDONÇA, A. F.; SANTOS, F. F. P. dos. Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 119–135, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.5524. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524. Acesso em: 25 abr. 2024.