Educação Física na Educação de Jovens e Adultos

Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3666

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação Física, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O estágio supervisionado é um componente fundante na formação docente que oportuniza reflexão acerca da ação educativa. Portanto, esse estudo possui abordagem qualitativa e é caracterizada como relato de experiência, sendo desenvolvido no quarto estágio como componente curricular obrigatório, que corresponde a fase do Ensino Médio, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus de Iguatu-CE. Assim, os seguintes resultados foram obtidos: 1) Devido discrepância de idade dentro das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o planejamento das aulas pode vir a ser um processo complexo, e 2) Durante a educação acadêmica inicial, os futuros professores não são devidamente preparados para trabalhar com esse público. Contudo, concluiu-se que ainda são necessárias alterações no sistema educativo, pois é preciso que o professor veja formas de adaptações e reflexões voltadas para o público da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Souza Augusto, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri. Integrante do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Motora.

Contribuição de autoria: Referencial teórico em relação as categorias Estágio Supervisionado e Educação de Jovens e Adultos, coleta dos dados, descrição dos métodos utilizados na pesquisa, discussão dos dados e considerações finais.

Leandro Alencar de Andrade, Universidade Regional do Cariri

Graduando em Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do Cariri. Bolsista de pesquisa (PIBIC-URCA).

João Paulo Holanda da Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduando na Universidade Regional do Cariri. Monitor do projeto de extensão: Dança de Salão no Espaço Acadêmico

Alessandra de Oliveira Maciel, Universidade Estadual do ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Técnica em Educação na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Membro do Grupo de Pesquisa Instrumento, Modelo e Política em Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq).

Nárgila Mara da Silva Bento, Universidade Regional do Cariri

Professora Substituta na Universidade Regional do Cariri – URCA/Iguatu-Ce. Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal Vale do São Francisco (UNIVASF).

Referências

ALENCAR, Gildiney Penaves de et al. A corporeidade e suas relações com a Educação Física Escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 24, n. 252, p. 154-164, 2019. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/856/709 . Acesso em 17 jan. 2020.

AMARAL, Sheila Moura do; ALMEIDA, Ewerton Costa de; SOARES, Artêmis de Araujo. O Estágio Supervisionado em Educação Física: Contribuição na formação discente. In: III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia. UFAM, Manaus, 2018. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-597b0931138caff5149cf0916d18ff73eb58529d-arquivo.pdf. Acesso em 17 jan. 2020.

AMORIM, Antonio; DUQUES, Maria Luiza Ferreira. Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docente. Educação, v. 40, n. 2, p. 228-239, 30 ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.22483

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez. Porto: Porto, 1994.

BRASIL. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/1996/12/23. Acesso em 06 jan. 2020.

BRASIL. Resolução CNP/CP nº 02/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União nº 247, 23.12.2019, Seção 1, p.11. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 06 mar. 2020.

CARVALHO, Rosa Malena Araújo; CAMARGO, Maria Cecília Silva. Formação de Professores em Educação Física e a Educação de Jovens E Adultos. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 25, p. 25029, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.85233

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 64-78, 2003.

DEFFACCI, Fabricio; RIBEIRO, Gabrielly. Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS. Educação & Formação, v. 1, n. 2mai/ago, p. 89-103, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1891

FERNANDES, Ana Paula.; OLIVEIRA, Iranildo da Silva. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 79-94, 2019. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990 Acesso em 10 mai. 2020

FLORES, Patric Paludett et al. Formação inicial de professores de educação física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 61-68, 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/index . Acesso em 10 mar. 2020.

GOLDSCHMIDT FILHO, Francisco; CRUZ, Lucas Lopez; BOSSLE, Fabiano. Educação Física na EJA: desafios e possibilidades. Kinesis, v. 34, n. 2, 2016. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/270300222.pdf . Acesso em 16 mai. 2020

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v.3, n.3 e 4, pp.5-24, 2005/2006. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542.

REIS, Nathanny Duarte et al. Jogos Cooperativos e sua Relevância no Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Física Escolar. Revista Saúde e Educação, v. 3, n. suplemento, p. 177-178, 2018. Disponível em: http://ojs.fccvirtual.com.br/index.php/REVISTA-SAUDE/article/view/247. Acesso em 10 mai. 2020.

SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093

SILVA, Letícia Andrade; SANTOS, Arlete Ramos. A prática pedagógica dos professores que lecionam a EJA no município de Ibirataia–BA. Educação & Formação, v. 3, n. 8mai/ago, p. 191-209, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/277 Acesso em 20 mai. 2020

SILVA, Pedro Lopes; ARAUJO, Aline Vasconcelos. AS METODOLOGIAS UTILIZADAS POR PROFISSIONAIS DA EJA: uma reflexão a partir do Estágio Supervisionado III. Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/simposioufac/article/view/811. Acesso em 10 abr. 2020.

SOUZA MARIA, Liliane Sant'Anna de; FONTOURA, Helena Amaral da. Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 118-137, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/273 Acesso em 20 mar. 2020.

Publicado

2020-09-28

Como Citar

AUGUSTO, S. S.; ANDRADE, L. A. de; SILVA, J. P. H. da; MACIEL, A. de O.; BENTO, N. M. da S. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233666, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3666. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3666. Acesso em: 21 nov. 2024.