Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3666Palabras clave:
Estágio Supervisionado, Educação Física, Educação de Jovens e AdultosResumen
O estágio supervisionado é um componente fundante na formação docente que oportuniza reflexão acerca da ação educativa. Portanto, esse estudo possui abordagem qualitativa e é caracterizada como relato de experiência, sendo desenvolvido no quarto estágio como componente curricular obrigatório, que corresponde a fase do Ensino Médio, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus de Iguatu-CE. Assim, os seguintes resultados foram obtidos: 1) Devido discrepância de idade dentro das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o planejamento das aulas pode vir a ser um processo complexo, e 2) Durante a educação acadêmica inicial, os futuros professores não são devidamente preparados para trabalhar com esse público. Contudo, concluiu-se que ainda são necessárias alterações no sistema educativo, pois é preciso que o professor veja formas de adaptações e reflexões voltadas para o público da EJA.
Descargas
Citas
ALENCAR, Gildiney Penaves de et al. A corporeidade e suas relações com a Educação Física Escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 24, n. 252, p. 154-164, 2019. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/856/709 . Acesso em 17 jan. 2020.
AMARAL, Sheila Moura do; ALMEIDA, Ewerton Costa de; SOARES, Artêmis de Araujo. O Estágio Supervisionado em Educação Física: Contribuição na formação discente. In: III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia. UFAM, Manaus, 2018. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-597b0931138caff5149cf0916d18ff73eb58529d-arquivo.pdf. Acesso em 17 jan. 2020.
AMORIM, Antonio; DUQUES, Maria Luiza Ferreira. Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docente. Educação, v. 40, n. 2, p. 228-239, 30 ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.22483
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez. Porto: Porto, 1994.
BRASIL. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/1996/12/23. Acesso em 06 jan. 2020.
BRASIL. Resolução CNP/CP nº 02/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União nº 247, 23.12.2019, Seção 1, p.11. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 06 mar. 2020.
CARVALHO, Rosa Malena Araújo; CAMARGO, Maria Cecília Silva. Formação de Professores em Educação Física e a Educação de Jovens E Adultos. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 25, p. 25029, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.85233
DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 64-78, 2003.
DEFFACCI, Fabricio; RIBEIRO, Gabrielly. Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS. Educação & Formação, v. 1, n. 2mai/ago, p. 89-103, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1891
FERNANDES, Ana Paula.; OLIVEIRA, Iranildo da Silva. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 79-94, 2019. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990 Acesso em 10 mai. 2020
FLORES, Patric Paludett et al. Formação inicial de professores de educação física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 61-68, 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/index . Acesso em 10 mar. 2020.
GOLDSCHMIDT FILHO, Francisco; CRUZ, Lucas Lopez; BOSSLE, Fabiano. Educação Física na EJA: desafios e possibilidades. Kinesis, v. 34, n. 2, 2016. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/270300222.pdf . Acesso em 16 mai. 2020
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v.3, n.3 e 4, pp.5-24, 2005/2006. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542.
REIS, Nathanny Duarte et al. Jogos Cooperativos e sua Relevância no Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Física Escolar. Revista Saúde e Educação, v. 3, n. suplemento, p. 177-178, 2018. Disponível em: http://ojs.fccvirtual.com.br/index.php/REVISTA-SAUDE/article/view/247. Acesso em 10 mai. 2020.
SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093
SILVA, Letícia Andrade; SANTOS, Arlete Ramos. A prática pedagógica dos professores que lecionam a EJA no município de Ibirataia–BA. Educação & Formação, v. 3, n. 8mai/ago, p. 191-209, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/277 Acesso em 20 mai. 2020
SILVA, Pedro Lopes; ARAUJO, Aline Vasconcelos. AS METODOLOGIAS UTILIZADAS POR PROFISSIONAIS DA EJA: uma reflexão a partir do Estágio Supervisionado III. Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/simposioufac/article/view/811. Acesso em 10 abr. 2020.
SOUZA MARIA, Liliane Sant'Anna de; FONTOURA, Helena Amaral da. Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 118-137, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/273 Acesso em 20 mar. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Alessandra de Oliveira Maciel, Sabrina Souza Augusto (Autor); Leandro Alencar de Andrade; João Paulo Holanda da Silva, Nárgila Mara da Silva Bento (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.