Gênero e sexualidade: a percepção dos professores de educação física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5033

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, Professores, Educação Física Escolar

Resumen

O presente estudo analisa o conhecimento dos professores de educação física atuantes na educação básica em escolas públicas e privadas de ensino médio da cidade de Iguatu-CE, em relação as questões de gênero e sexualidade. Realizamos uma pesquisa de campo, por meio da análise de uma entrevista semiestruturada com sete questões abertas, respondidas pelos seis professores/as de Educação Física de escolas públicas e privadas do referido município. Os resultados mostram que os professores não têm conhecimento aprofundado em questões relacionadas ao gênero e à sexualidade, tanto no contexto geral quanto escolar. Todos os professores expuseram deficiência de informação, bem como confusão nas terminologias sobre o assunto. O estudo revelou também que, mesmo aqueles que detiveram conhecimento parcial sobre o tema, mostraram-se carentes de embasamento teórico e em alguns momentos não sabiam lhe dar com situações relacionadas a sexualidade ocorridas em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Maria Edilene Araújo Silva, Universidade Regional do Cariri

Mestra em Educação e Ensino e professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2009). Atualmente é professora temporária do curso de Graduação em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA-IGUATU). 

Antônia Solange Pinheiro Xerez, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação e professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Curso de Mestrado em Educação e Ensino (MAIE) da UECE. Graduada em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2001), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1998), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1985), mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2002).

Karla Angelica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (2019); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus.

Paulo Ivany de Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Licenciado em Educação Física e professor da Educação Básica e Pós-Graduação em Educação Inclusiva. Atualmente é professor de educação física e recreador da Escola Modelo de Iguatu, design gráfico da Escola Modelo de Iguatu. Professor universitário no Grupo CEPESC - Iguatu. 

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Publicado

2021-03-15

Cómo citar

SILVA, M. E. A.; XEREZ, A. S. P.; NASCIMENTO, K. A. S. do; SOUZA, P. I. de. Gênero e sexualidade: a percepção dos professores de educação física. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e325033, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.5033. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5033. Acesso em: 4 dic. 2024.