Reflexões acerca do processo de inserção do esporte nas aulas de Educação Física.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3587

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Esporte

Resumo

Trabalhar com o conteúdo Esportes em sala de aula, além de ser naturalmente muito esperado pelos os alunos, traz uma infinidade de possibilidades para serem desenvolvidas em sala de aula; Porém, durante o processo de construção histórica da Educação Física, podemos perceber que o trato com esse conteúdo, iniciou a partir de um cenário de tensão, com uma ditadura militar instaurada e uma necessidade dos nossos governantes de manter a população distraída, logo torneios e grandes competições ganharam bastante visibilidade no Brasil e no mundo; A escola por sua vez, adotou o objetivo de buscar novos atletas para fomentarem essa indústria que estava surgindo. Esta pesquisa busca refletir sobre a inserção do Esporte nas aulas de Educação Física, bem como conscientizar professores e gestores a repensarem a maneira que é tratado o conteúdo, visto que, ainda é comum nos depararmos com aulas de Educação Física totalmente tecnicistas e Esportivistas.

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Biografia do Autor

Amanda Yasmin Barbosa Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Licenciatura em Educação Física (UEPB), participação no programa de Residência Pedagógica (CAPES). 

Walisson Barbosa de Santana, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Licenciatura em Educação Física (UNOPAR), pós-graduando em Educação Física Escolar (UEPB)

Francisco Eraldo da Silva Maia, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Especialista em Didática e Práticas do Ensino (UNIQ). Licenciado em Educação Física (IFCE)

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Publicado

2020-08-02

Como Citar

SANTOS, A. Y. B.; SANTANA, W. B. de; MAIA, F. E. da S. Reflexões acerca do processo de inserção do esporte nas aulas de Educação Física. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3587. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3587. Acesso em: 22 dez. 2024.