O papel da escola como instrumento de combate ao preconceito linguístico
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4614Palabras clave:
Cultura, Sociolinguística, Social, PreconceitoResumen
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma discussão acerca da sociolinguística, além de compreender a influência da escola no combate ao preconceito linguístico. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, onde foram analisadas obras que tratam desta temática. É dever da escola, como uma ferramenta de formação científica, humana e social conscientizar os alunos sobre a formação da linguagem, pois a maneira de falar, muitas vezes tem intrínseca relação com a cultura de cada região. Outrossim, o professor deve ter a consciência de mostrar aos alunos que embora se tenha uma linguagem culta, existem outras manifestações linguísticas que são formadas dentro da cultura e dos costumes de cada um. Entretanto, para que haja a redução da discriminação linguística, infere-se que o primeiro passo é a conscientização acerca das variedades de manifestações da língua, que deve ser respeitada para que possa acontecer a diminuição da segregação social.
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