Ressignificando a prática docente

experiências em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3917

Palavras-chave:

Prática Docente, Formação Continuada do Professor, Tecnologia Educacional, Pandemia

Resumo

O presente artigo trata-se de um estudo exploratório e descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, elaborado no contexto do ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19, a partir de informações pontuadas por professores que atuam no 4° ano do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de ensino do Crato- Ceará, objetivando promover reflexões acerca de limites, desafios e possibilidades mediante experiências indicadas por estes. Contemplando discussões acerca do uso de Tecnologias da Informação e Comunicações(TICs) na educação, formação continuada de professores, práticas docentes e políticas educacionais, o estudo está amparado nas contribuições de Imbernón (2009, 2016), Tardif (2014) bem como nas políticas públicas em educação.

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Biografia do Autor

Narjara Peixoto Xavier Bezerra, Universidade Regional do Cariri - Urca

Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional, Mestranda em educação pela Universidade Regional do Cariri, Professora efetiva da educação básica da rede pública municipal de ensino do Crato- CE.

Antonia Pereira Veloso, Universidade Regional do Cariri - Urca

Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão da Educação Pública- CAED-UFJF, Tecnologias em educação PUC-RIO, Educação Pobreza e Desigualdade Social-UFC. Mestranda  em Educação pela Universidade Regional do Cariri. Professora da Rede Básica Municipal de Nova Olinda-Ce.

Emerson Ribeiro, Universidade Regional do Cariri - Urca

Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri. Formado em geografia pela Universidade de Sorocaba e Pedagogia pela Universidade do estado de Minas Gerais. Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo com pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraiba.

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Publicado

2021-01-03

Como Citar

BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 323917, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3917. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3917. Acesso em: 22 dez. 2024.