Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais

sala de aula em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4292

Palabras clave:

Ensino Remoto, Ciências Contábeis, Pandemia, Tecnologias Digitais

Resumen

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma prática educacional e sustentável adotada em tempos de Covid 19, pelos alunos e professora do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa se desenvolve por meio do contato direto das pesquisadoras com os fenômenos analisados. As análises permitiram inferir que os aprendentes mostraram apropriação dos conceitos teóricos trabalhados virtualmente, demonstrando a relevância do uso das TIC para atuação e participação discente nas atividades propostas. As principais conclusões evidenciam a relevância da formação docente para o acompanhamento e desenvolvimento dessas aulas remotas. Soma-se a isso, a identificação do desenvolvimento da atuação e da autonomia dos aprendentes nos seus processos de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Juliana Silva Arruda, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Tecnologias digitais na Educação, Mestra em Educação Brasileira na UFC, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV/RJ, especialização em Psiscopedagogia pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará-UFC. Doutorando em Educação na Faculdade de Educação – FACED/UFC; Mestra em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo- USP (2003), especialização em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais-IBMEC e graduação em Contabilidade pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

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Publicado

2020-11-12

Cómo citar

ARRUDA, J. S.; SIQUEIRA, L. M. R. de C. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e314292, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.4292. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4292. Acesso em: 22 jul. 2024.