Escritos e representações de Jandira Pinto
a reformuladora de Pindobal na Paraíba do século XX
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3816Palabras clave:
Jandira Pinto, Pindobal, ReformuladoraResumen
O objetivo desse artigo é apresentar a educadora e assistente social Jandira Pinto no contexto dos anos de 1950, focalizando os discursos vinculados no jornal O Norte relacionado a sua atuação na Escola Profissional Presidente João Pessoa (Pindobal). Utilizamos a abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, bem como da História da Impressa, focalizando os escritos e as representações sobre Jandira Pinto nas páginas do O Norte. Os resultados estão imersos na afirmação de que Jandira Pinto é apresentada no jornal O Norte, como a reformuladora modelo dos métodos correcionais em Pindobal, suas posições pedagógicas e assistenciais para com os chamados “menores desajustados” da sociedade paraibana são baseadas no humanismo e no sincretismo religioso, desenvolvendo relações de confiança, amorosidade e respeito com os jovens internos de Pindobal.
Descargas
Citas
ABÉLÈS, M. O Racionalismo posto à prova da análise. In: REVEL, Jacques (Org). Jogos de escala: a experiência da micro-análise. Tradução por Dora Rocha. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
ALÓS, A. P. Gênero, epistemologia e performatividade: Estratégias pedagógicas de subversão. Estudos Feministas, Florianópolis, 19(2): 336, maio-agosto/2011.
BARBOSA, M. História cultural da imprensa: Brasil, 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad: X Editora, 2007.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Avarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto – Portugal: Porto Editora, 1999. (Coleção ciência da educação)
BORGES, V. P. O que é história. 2.ed. São Paulo: Brasiliense,2006.
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 17 ago. 2019.
CARTAXO, Z. Pindobal Ressurge com Jandira Pinto. O Norte, n. 1286, p. 1, 21 fev. 1954.
CARVALHO, M. de L. Pindobal que eu vi. O Norte, n. 1282, p. 4, 17 fev. 1954.
CARVALHO, O. de. Jandira Pinto e os menores de Pindobal. O Norte, n. 1226, p. 3, 3 dez. 1953.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução por Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difiel, 1990.
CHARTIER, R. A história de hoje: dúvidas, desafios, propostas. In: Estudos históricos. Rio de Janeiro: Publicações ANPOCS, vol. 7 n° 13, mai./jun., 1994.
DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105. Acesso em: 17 ago. 2019.
JANDIRA Pinto foi a inspiradora da idéia: a academia paraibana de letras permanece de portas hermeticamente fechadas às mulheres intelectuais – Breve, a instalação. O Norte, João Pessoa, n. 1.642, p. 4, 1955.
LEAL, J. A imprensa na Paraíba. João Pessoa/PB. Editora A União, 1962. 85 p.
LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126. Acesso em: 17 ago. 2019.
LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 243-281.
MACHADO, C. J. dos S. Mulher e educação: história, práticas e representações. João Pessoa: Editora Universitária, 2006.
MOVIMENTO Literário. A Cruz: Orgão da paróquia São João Baptista, Rio de Janeiro, n. 2.015, p. 3, 23 out. 1955. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=829706&pasta=ano%20195&pesq=Jandira%20Pinto&pagfis=10182. Acesso em: 12 ago. 2020.
PESAVENTO, S. J. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PINSKY, C. B. Mulheres dos anos dourados. São Paulo: Contexto, 2014.
RAMALHO, L. Uma grande mulher no Serv. Social da Paraíba. O Norte, n. 1228, p. 3, 5 dez. 1953.
RODRIGUES, D. S; FRANÇA, M. P. S. G. S. A. A pesquisa documental sócio-histórica. In: MARCONDES, M. I.; TEIXEIRA, E.; OLIVEIRA, I. A. Metodologias e técnicas de pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2010. p. 55-74.
SILVEIRA, C. Uma vida melhor para os meninos de Pindoba. O Norte, n. 1150, p. 2, 2 set. 1953.
SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96. Acesso em: 17 ago. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Gabriel Alves do Nascimento, Charliton José dos Santos Machado, Aline Rodrigues de Almeida (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.