História da formação de professores no Ceará
da escola normal aos ambientes virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3724Palabras clave:
Formação de professores, Escola Normal, Ambiente Virtual de AprendizagemResumen
A preservação da memória e da história da formação de professores no Brasil e Ceará vem se constituindo pela multiplicidade de experiências de pesquisas. Este estudo objetivou discutir as estratégias adotadas no cenário de expansão da demanda por escolarização no sistema público, com ênfase sobre os programas de formação direcionados para os professores. A tessitura do trabalho foi pautada na abordagem qualidade e ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Vilella (2008) e Hernandes (2017). Nos resultados apresentados na investigação percebe-se que a formação docente passou por transformações e adequações, seja do ponto de vista das políticas educacionais, do marco regulatório, das necessidades sociais e educacionais, para atender às demandas socioeconômicas. Conclui-se que a formação de professores desde a Escola Normal aos ambientes virtuais de aprendizagem revelou e denuncia as lacunas em relação a escola pública, laica, gratuita e de qualidade.
Descargas
Citas
ALBERTI, Verena. História Oral – A Experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1990.
ARAÚJO, Fátima Maria Leitão. Mulheres letradas e missionárias da luz: formação da professora nas Escolas Normais Rurais do Ceará (1930-1960). 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação/Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2006.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção Educação contemporânea).
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, 9 jun. 2006.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Vol I. 3. ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000.
CARVALHO, Scarlett O’hara Costa. Formação Docente e Práxis Pedagógica: narrativa de uma professora. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602 Acesso em: 10 abr.2020.
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 13 mai. 2020
FERREIRA, Marieta Morais. e AMADO, Janaína. (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996.
GOUVEIA, Luís Manuel Borges. Sociedade de informação. 2004. Disponível em: http://homepage.ufp.pt/lmbg/reserva/lbg_socinformacao04.pdf. Acesso em 26 de mai. 2020.
FIALHO, Lia Machado Fiuza et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em:
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505 Acesso em 15 mai. 2020.
HERNANDES, Paulo Romualdo. A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do Ensino Superior público. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro. 2017.
LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1996 (série trilhas).
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858 Acesso em: 23 abr. 2020.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto história. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História, São Paulo, n. 10, dez. 1993.
NÓVOA. António. O passado e o presente dos professores. Porto: Porto Editora, 1992. (Coleção Ciências da Educação).
SANTOS, Edméa.; SILVA, Marcos. A avaliação da aprendizagem em Educação on line. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
SILVA, Maria Gorete Lopes Pereira e A constituição da Escola Normal do Ceará em documentos oficiais e no discurso jornalístico. In: ARAUJO, J. C. S.; FREITAS, A. G. B. de; LOPES, A. de P. C. (Orgs.). As escolas normais no Brasil: do império à república. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2008.
VALENTINI, Carla Beatriz, SOARES, Eliana Maria Sacramento (orgs.). Aprendizagem em Ambientes Virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.
VILELLA, Heloísa de Oliveira Silva. A primeira escola normal do Brasil - concepções sobre a institucionalização da formação docente no século XIX. In: ARAUJO, J. C. S.; FREITAS, A. G. B. de; LOPES, A. de P. C. (Orgs.). As escolas normais no Brasil: do império à república. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Tania Maria Rodrigues Lopes, Maria Nahir Batista Ferreira Torres, Iany Bessa Silva Menezes (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.