Práticas educativas e sociais realizadas pelo NUAFRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3664

Palabras clave:

Movimento Negro, NUAFRO, Práticas Educativas

Resumen

Sabemos que a luta pelos direitos iguais, é uma luta não só de hoje, mas possui um contexto histórico por trás. O movimento Negro é uma das principais lutas por igualdades presentes no Brasil. Partindo dessa base, nosso estudo tem como objetivo principal identificar e reconhecer as práticas educativas que são realizadas no NUAFRO (Laboratório de estudos e pesquisas em afro brasilidades, gênero e família) na cidade de Fortaleza -Ce. Diante desse contexto, questionasse como surgiu o Nuafro e quais as práticas educativas desenvolvidas por esse laboratório. Como procedimento metodológico, utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como SOARES (2015), (DOMINGUES, 2007), (LIBANEO, 2010), entre outros. Além da pesquisa de campo realizada no Laboratório. Para a obtenção de possíveis resultados, dividimos o estudo em quatro partes, quais sejam: Introdução, metodologia, resultados e discussões e por fim, as considerações finais.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Alves da Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2013). Integrante do Grupo de Estudos Práticas Educativas Memórias e Oralidades-PEMO.

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Ex-integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) de maio até dezembro de 2018. Com enfoque em Educação Antirracista e Educação Popular.

Francisco Mário Carneiro da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia Pela Universidade Estadual do Ceará. Foi integrante do Programa de Ensino Tutorial vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, de Maio de 2018 a Dezembro de 2018, desempenhando atividades de Ensino.

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Publicado

2020-09-28

Cómo citar

COSTA, M. A. A. da; SOUZA, D. da S.; SILVA, F. M. C. da. Práticas educativas e sociais realizadas pelo NUAFRO. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233664, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3664. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3664. Acesso em: 22 nov. 2024.