Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024
desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3514Palabras clave:
PNE, Política de inclusão, Educação InclusivaResumen
O presente artigo de natureza qualitativa do tipo exploratório-descritiva utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, com foco na quarta meta vigente no Plano Nacional de Educação- PNE 2014-2024. Objetivou perceber os desafios e as perspectivas traçadas no referido Plano Nacional para a educação inclusiva, a fim de se avançar quanto ao acesso à educação básica e o atendimento especializado para aqueles com alguma deficiência ou transtorno. Diante disso, a problemática se insere em analisar como a política de Educação Inclusiva vem sendo desenvolvida pelas instâncias educacionais. Para subsidiar essa pesquisa, recorreu-se a Saviani (2017), Martins e Leite (2014), Matos e Mendes (2014), a Lei de nº 13.005/2014, a LDBN nº 9394/96, dentre outros. Os resultados apontam que há a necessidade de oferecer aos profissionais da educação uma formação adequada para promoção da educação inclusiva, bem como a ampliação de investimentos que garantam a sustentabilidade e permanência nas manutenções de ensino.
Descargas
Citas
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98. Acesso em: 07 dez. 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/conhecendo-o-pne Acesso em: 27 jul. 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
FORTIN, Marie Fabienne. O processo de investigação: da concepção à realização. 3.ª ed. Loures: Lusociência, 2003.
LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 140-153,2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118. Acesso em: 20 jun. 2019.
LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 3, p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126. Acesso em: 30 dez. 2019.
MARTINS, S. O.; LEITE, L. P. As contribuições da Educação Especial para promoção da educação inclusiva nas normativas brasileiras. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 4, n. 2, 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=475847269009. Acesso em: 27 jul. 2019.
MATOS, S. N.; MENDES, E. G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, v. 10, n. 16, p. 35-39, jan./jun. 2014.
MENDES, E. G. et al. Formação de professores na perspectiva da inclusão escolar: uma nova proposta de formação. In: MENDES, E.; ALMEIDA, M. A. (Org.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara, S.P: Junqueira &Martins, 2010.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12. Acesso em: 02 set. 2019.
SAVIANI, Demerval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2017.
SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859. Acesso em: 30 dez. 2019.
VILELAS, José. Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Joselma Ferreira Lima e Silva, Lindalva Gomes da Silva, Maria Daiane da Silva Parentes, Rosuíla dos Santos Silva (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.