A look at inclusive education in the PNE 2014-2024

challenges and perspectives

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3514

Keywords:

PNE, Política de inclusão, Educação Inclusiva

Abstract

This qualitative-exploratory-descriptive article used a bibliographic search, focusing on the fourth target in force in the National Education Plan - PNE 2014-2024. It aimed to understand the challenges and perspectives outlined in the aforementioned National Plan for inclusive education, in order to advance in terms of access to basic education and specialized care for those with some disability or disorder. In view of this, the problem is inserted in analyzing how the Inclusive Education policy has been developed by educational institutions. To support this research, Saviani (2017), Martins and Leite (2014), Matos and Mendes (2014), Law No. 13,005 / 2014, LDBN No. 9394/96, among others, were used. The results indicate that there is a need to offer education professionals adequate training to promote inclusive education, as well as the expansion of investments that guarantee sustainability and permanence in teaching maintenance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017). Mestre em Educação pela UFPB-Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em PROEJA pelo IFPI (2010-2011), Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA ? Universidade Regional do Cariri. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Ceará (2007), graduação em Licenciatura nas Ciências da Religião pela Faculdade Integrada de Teologia Viva - FATEV, Piauí (2004). É graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente é Professora DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de Disciplinas Pedagógicas, no PARFOR e na Licenciatura em Matemática, Campus Piripiri. 

Lindalva Gomes da Silva, Assobes Ensino Superior LTDA-Uniplan

Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação–IFPI, graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Professora do Curso de Graduação em Pedagogia na Assobes Ensino Superior LTDA-Uniplan.

Rosuíla dos Santos Silva, Universidade Estadual do Piauí

Especialista em Docência do Ensino Superior pelo IFPI.  Especialista em Libras e Educação Especial pela Faculdade São Judas Tadeu. Graduada em Pedagogia pela UESPI. Graduanda em Letras Português pela UESPI.

 

Maria Daiane da Silva Parentes, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI

Graduanda em Licenciatura em Matemática na Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui-IFPI campus Piripiri, Técnica em Vestuário pelo IFPI - campus Piripiri. Atualmente participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica- PIBIC

References

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98. Acesso em: 07 dez. 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/conhecendo-o-pne Acesso em: 27 jul. 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

FORTIN, Marie Fabienne. O processo de investigação: da concepção à realização. 3.ª ed. Loures: Lusociência, 2003.

LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 140-153,2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118. Acesso em: 20 jun. 2019.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 3, p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126. Acesso em: 30 dez. 2019.

MARTINS, S. O.; LEITE, L. P. As contribuições da Educação Especial para promoção da educação inclusiva nas normativas brasileiras. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 4, n. 2, 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=475847269009. Acesso em: 27 jul. 2019.

MATOS, S. N.; MENDES, E. G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, v. 10, n. 16, p. 35-39, jan./jun. 2014.

MENDES, E. G. et al. Formação de professores na perspectiva da inclusão escolar: uma nova proposta de formação. In: MENDES, E.; ALMEIDA, M. A. (Org.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara, S.P: Junqueira &Martins, 2010.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12. Acesso em: 02 set. 2019.

SAVIANI, Demerval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2017.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859. Acesso em: 30 dez. 2019.

VILELAS, José. Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, 2009.

Published

2020-01-01

How to Cite

SILVA, J. F. L. e; SILVA, L. G. da; SILVA, R. dos S.; PARENTES, M. D. da S. A look at inclusive education in the PNE 2014-2024: challenges and perspectives. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–14, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3514. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3514. Acesso em: 21 nov. 2024.