Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024

desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3514

Palavras-chave:

PNE, Política de inclusão, Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo de natureza qualitativa do tipo exploratório-descritiva utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, com foco na quarta meta vigente no Plano Nacional de Educação- PNE 2014-2024. Objetivou perceber os desafios e as perspectivas traçadas no referido Plano Nacional para a educação inclusiva, a fim de se avançar quanto ao acesso à educação básica e o atendimento especializado para aqueles com alguma deficiência ou transtorno. Diante disso, a problemática se insere em analisar como a política de Educação Inclusiva vem sendo desenvolvida pelas instâncias educacionais. Para subsidiar essa pesquisa, recorreu-se a Saviani (2017), Martins e Leite (2014), Matos e Mendes (2014), a Lei de nº 13.005/2014, a LDBN nº 9394/96, dentre outros. Os resultados apontam que há a necessidade de oferecer aos profissionais da educação uma formação adequada para promoção da educação inclusiva, bem como a ampliação de investimentos que garantam a sustentabilidade e permanência nas manutenções de ensino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017). Mestre em Educação pela UFPB-Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em PROEJA pelo IFPI (2010-2011), Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA ? Universidade Regional do Cariri. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Ceará (2007), graduação em Licenciatura nas Ciências da Religião pela Faculdade Integrada de Teologia Viva - FATEV, Piauí (2004). É graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente é Professora DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de Disciplinas Pedagógicas, no PARFOR e na Licenciatura em Matemática, Campus Piripiri. 

Lindalva Gomes da Silva, Assobes Ensino Superior LTDA-Uniplan

Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação–IFPI, graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Professora do Curso de Graduação em Pedagogia na Assobes Ensino Superior LTDA-Uniplan.

Rosuíla dos Santos Silva, Universidade Estadual do Piauí

Especialista em Docência do Ensino Superior pelo IFPI.  Especialista em Libras e Educação Especial pela Faculdade São Judas Tadeu. Graduada em Pedagogia pela UESPI. Graduanda em Letras Português pela UESPI.

 

Maria Daiane da Silva Parentes, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI

Graduanda em Licenciatura em Matemática na Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui-IFPI campus Piripiri, Técnica em Vestuário pelo IFPI - campus Piripiri. Atualmente participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica- PIBIC

Referências

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98. Acesso em: 07 dez. 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/conhecendo-o-pne Acesso em: 27 jul. 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

FORTIN, Marie Fabienne. O processo de investigação: da concepção à realização. 3.ª ed. Loures: Lusociência, 2003.

LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 140-153,2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118. Acesso em: 20 jun. 2019.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 3, p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126. Acesso em: 30 dez. 2019.

MARTINS, S. O.; LEITE, L. P. As contribuições da Educação Especial para promoção da educação inclusiva nas normativas brasileiras. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 4, n. 2, 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=475847269009. Acesso em: 27 jul. 2019.

MATOS, S. N.; MENDES, E. G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, v. 10, n. 16, p. 35-39, jan./jun. 2014.

MENDES, E. G. et al. Formação de professores na perspectiva da inclusão escolar: uma nova proposta de formação. In: MENDES, E.; ALMEIDA, M. A. (Org.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara, S.P: Junqueira &Martins, 2010.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12. Acesso em: 02 set. 2019.

SAVIANI, Demerval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2017.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859. Acesso em: 30 dez. 2019.

VILELAS, José. Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, 2009.

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SILVA, J. F. L. e; SILVA, L. G. da; SILVA, R. dos S.; PARENTES, M. D. da S. Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024: desafios e perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–14, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3514. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3514. Acesso em: 21 nov. 2024.