Narrativas autobiográficas de professoras da educação básica

a constituição da identidade docente como processo permanente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3512

Palabras clave:

Autobiografia, Formação docente, Identidade docente

Resumen

Este estudo inscreve-se numa perspectiva formativa, proveniente de dois encontros desenvolvidos com professoras que atuam na educação básica. Tendo emergido desse contexto plural, esse estudo teve o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade profissional docente através de narrativas autobiográficas de professores da educação básica. Para tal fim, foi desenvolvida uma pesquisa denominada pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa. Como principal achado da pesquisa, destaca-se o fato de as professoras relatarem certa incipiência de seus saberes, gerando insegurança diante das demandas do cotidiano escolar. Com o desenvolver das etapas da pesquisa, as professoras perceberam que, na verdade, a formação inicial não dá conta de tudo e que novas perspectivas de formações futuras devem ser consideradas. Conclui-se, assim, que as experiências vivenciadas durante todo o processo formativo dos professores contribuem para que seus saberes, sua identidade e suas práticas sejam permanentemente ressignificadas.

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Biografía del autor/a

Francinalda Machado Stascxak, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação - UECE. Especialista em Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior - UECE (2018). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - Uni7 (2015). Licenciada em Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2004). Professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa da Educação Básica. Membro do Grupo de estudos Práticas e Pesquisas Memória e Oralidade - (PEMO) - UECE.

Juliana Silva Santana, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – UFC, Mestra em Educação (UFC), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Educação Inclusiva (UECE), graduada em Pedagogia (Plus) e Geografia (UECE). Membro colaboradora do grupo de pesquisa Pró-inclusão – Educação Especial e Inclusiva, práticas pedagógicas e formação de professores (FACED – UFC).

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Publicado

2019-05-01

Cómo citar

STASCXAK, F. M.; SANTANA, J. S. Narrativas autobiográficas de professoras da educação básica: a constituição da identidade docente como processo permanente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–13, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3512. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3512. Acesso em: 21 nov. 2024.