Narrativas autobiográficas de professoras da educação básica
a constituição da identidade docente como processo permanente
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3512Palabras clave:
Autobiografia, Formação docente, Identidade docenteResumen
Este estudo inscreve-se numa perspectiva formativa, proveniente de dois encontros desenvolvidos com professoras que atuam na educação básica. Tendo emergido desse contexto plural, esse estudo teve o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade profissional docente através de narrativas autobiográficas de professores da educação básica. Para tal fim, foi desenvolvida uma pesquisa denominada pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa. Como principal achado da pesquisa, destaca-se o fato de as professoras relatarem certa incipiência de seus saberes, gerando insegurança diante das demandas do cotidiano escolar. Com o desenvolver das etapas da pesquisa, as professoras perceberam que, na verdade, a formação inicial não dá conta de tudo e que novas perspectivas de formações futuras devem ser consideradas. Conclui-se, assim, que as experiências vivenciadas durante todo o processo formativo dos professores contribuem para que seus saberes, sua identidade e suas práticas sejam permanentemente ressignificadas.
Descargas
Citas
ABRAHÃO, M. H. M. B. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. History of Education Journal, v. 7, n. 14, p. 79-95, 2003.
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 05 dez. 2018.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na Pesquisa qualitativa; tradução: Grupo de pesquisa narrativa e educação de professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo. n. 100. p. 33-46. Dez./Jan./Fev. 2013-2014.
GATTI, B. A.; TARTUCE, G.L.B.P.; NUNES, M.M.R.; ALMEIDA, P.C.A. A atratividade da carreira docente. Fundação Carlos Chagas. 2016. Disponível em: < http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/avulsas/estudos1-4-atratividade-carreira.shtml. >Acesso em jul. 2017.
GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 30 dez. 2018.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra T. Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848. Acesso em: 03 fev. 2019.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 03 fev. 2019.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ______. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, R. C.; MACHADO, C. J. S. Memória e narrativas autobiográficas: subsídios metodológicos para pesquisas em História da educação. In: FIALHO, L. M. F.; CASTRO, E. S.; CASTRO, J. L. C. (Auto)Biografias e formação docente. Fortaleza: EdUECE, 2015.
SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 82-96, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841. Acesso em: 30 mar. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Francinalda Machado Stascxak, Juliana Silva Santana (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.