A gestão democrática em revistas de educação do norte e nordeste do Brasil (2013-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3857

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Escola Pública, Políticas Públicas em Educação, Revistas de Educação

Resumo

O estudo visa analisar, por meio do estado da arte, como tem sido conduzidas as discussões em torno da Gestão Democrática e sua implementação na escola pública, identificando desafios e perspectivas a partir de estudos publicados em revistas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, na área da educação: Educação & Formação, Exitus, Práxis Educacional e Tempos e Espaços em Educação. Das produções contempladas, o estudo identificou um total de 26 artigos, sendo 17 publicados na Exitus, 04 na Educação & Formação, 03 na Práxis Educacional e 02 na Tempos e Espaços em Educação, no período de 2013-2020. Após o processo de exclusão, selecionou-se 08 artigos, revelando que as discussões sobre a gestão democrática perpassam por desafios que impedem sua real efetivação na escola pública, entre eles: ausência de participação e autonomia, práticas clientelistas e o forte controle do Estado.

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Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela UFOPA, Campus Óbidos. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista CAPES.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/UFOPA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, Nível 2.

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Publicado

2020-09-05

Como Citar

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. A gestão democrática em revistas de educação do norte e nordeste do Brasil (2013-2020). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233857, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3857. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3857. Acesso em: 22 dez. 2024.