A gestão democrática em revistas de educação do norte e nordeste do Brasil (2013-2020)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3857Palavras-chave:
Gestão Democrática, Escola Pública, Políticas Públicas em Educação, Revistas de EducaçãoResumo
O estudo visa analisar, por meio do estado da arte, como tem sido conduzidas as discussões em torno da Gestão Democrática e sua implementação na escola pública, identificando desafios e perspectivas a partir de estudos publicados em revistas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, na área da educação: Educação & Formação, Exitus, Práxis Educacional e Tempos e Espaços em Educação. Das produções contempladas, o estudo identificou um total de 26 artigos, sendo 17 publicados na Exitus, 04 na Educação & Formação, 03 na Práxis Educacional e 02 na Tempos e Espaços em Educação, no período de 2013-2020. Após o processo de exclusão, selecionou-se 08 artigos, revelando que as discussões sobre a gestão democrática perpassam por desafios que impedem sua real efetivação na escola pública, entre eles: ausência de participação e autonomia, práticas clientelistas e o forte controle do Estado.
Downloads
Referências
BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Márcia de Souza. A prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., 2019, p. 142-160. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319 Acesso em: 17 ago. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 15 ago. 2020.
BRASIL. Lei Nº 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 17 ago. 2020.
BRASIL. Lei Nº 13.005/2014: aprova o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 18 ago. 2020.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Pesquisa em Educação e formação pela pesquisa: nada é tão simples quanto quer parecer. Quaestio, v. 21, n. 3, 2019, p. 807-827. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/374 Acesso: 18 ago. 2020.
CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira; NUNES, Cláudio Pinto. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez. 2017, p. 54-69. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/159 Acesso em: 17 ago. 2020.
CARDOZO, Maria José Pires Barros; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Sistemas municipais de educação: autonomia e gestão democrática como premissas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 1, 2018, p. 351-362. Disponível: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/8623 Acesso em: 16 ago. 2020.
COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; BRYAN, Newton Antonio Paciulli. Formação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia. ETD – Educ. temat. digit., v. 16, n. 1, jan./abr., 2014, p. 174-191. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1336 Acesso em: 17 ago. 2020.
COSTA, Daianny Madalena. Projeto Político-pedagógico: uma possibilidade de gestão democrática. Revista Exitus, v. 7, n. 1, jan./abr., 2017, p. 200-221. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/191 Acesso em: 17 ago. 2020.
CRUZ, Priscila; MONTEIRO, Luciano. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. São Paulo: Todos pela Educação; Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/456.pdf?1969753478/=&utm_source=content&utm_medium=site-todos Acesso em: 15 ago. 2020.
DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão da Educação Escolar. Vol. 6. Brasília: UnB, 2006.
JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Martin; OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 9, set./dez., 2018, p. 88-101. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858 Acesso em: 17 ago. 2020.
LIMA, Francisca das Chagas Silva; CARDOZO, Maria José Pires Barros. Diversidade e Gestão Democrática no contexto educacional. Revista Exitus, v. 8, n. 1, jan./abr., 2018, p. 87-111. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/391 Acesso em: 13 ago. 2020.
LIMA, Isabel Salomé de Miranda Santos de; ANDRADE, Ana Isabel; COSTA, Nilza Maria Vilhena Nunes da. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., 2020, p. 3-26. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448 Acesso em: 17 ago. 2020.
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011 (Série Cadernos de Gestão).
NARDI, Elton Luiz; BOIAGO, Paula Fernanda Silveira. Gestão democrática do ensino público: sobre a produção em periódicos da área da educação (1996-2015). Revista Práxis Educacional, v. 14, n. 27, jan./mar. 2018, p. 335-365. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2930 Acesso em: 16 ago. 2020.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da escola pública. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2000.
PAULY, Evaldo Luis; SILVA, Gilberto Ferreira da. Três notas explicativas para a cultura hegemônica de antipatia da pesquisa em gestão educacional em relação à gestão empresarial. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 29, abr./jun. 2019, p. 263-278. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9301 Acesso em: 17 ago. 2020.
PEREIRA, Sandra Márcia Campos; VIANA, Vanusa Ruas Freire; FERRAZ, Sintia Maria Gomes. Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação. Revista Práxis Educacional, v. 11, n. 18, jan./abr., 2015, p. 199-218. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/download/808/684/ Acesso em: 16 ago. 2020.
PEREIRA, Vanessa Souza; BATISTA, Neusa Chaves. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez. 2016, p. 71-87. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/114 Acesso em: 15 ago. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional no Brasil após a ditadura militar. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, n. 2, 2018, p. 291-304. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652795 Acesso em: 17 ago. 2020.
SILVA, Andréia Ferreira da. O poder político local e suas relações com a gestão da escola pública. Revista Exitus, vol. 3, n. 2, jul./dez., 2013, p. 31-43. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/148 Acesso em: 17 ago. 2020.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. A gestão no âmbito da escola pública: desafios e proposições. In: Anais do I Colóquios de Política e Gestão da Educação. Sorocaba: UFSCar, 2020, p. 561-572. Disponível em: https://laplageemrevista.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/828 Acesso em: 17 ago. 2020.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 15, set./dez. 2020, p. 1-24. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso em: 15 ago. 2020.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; OLIVEIRA, Lílian Aquino. Concepções de Gestão Educacional: práticas e desafios no interior da Amazônia. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, n. 17, p. 232-256, jan./dez., 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/issue/archive Acesso em: 16 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.