O papel da escola como instrumento de combate ao preconceito linguístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4614

Palavras-chave:

Cultura, Sociolinguística, Social, Preconceito

Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma discussão acerca da sociolinguística, além de compreender a influência da escola no combate ao preconceito linguístico. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, onde foram analisadas obras que tratam desta temática. É dever da escola, como uma ferramenta de formação científica, humana e social conscientizar os alunos sobre a formação da linguagem, pois a maneira de falar, muitas vezes tem intrínseca relação com a cultura de cada região. Outrossim, o professor deve ter a consciência de mostrar aos alunos que embora se tenha uma linguagem culta, existem outras manifestações linguísticas que são formadas dentro da cultura e dos costumes de cada um. Entretanto, para que haja a redução da discriminação linguística, infere-se que o primeiro passo é a conscientização acerca das variedades de manifestações da língua, que deve ser respeitada para que possa acontecer a diminuição da segregação social.

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Biografia do Autor

Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA/CE. Realiza pesquisas nas áreas da sociolingüística, Escola e comunicação, aspectos socioculturais da educação e avaliação escolar.

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Publicado

2021-02-10

Como Citar

SILVA, M. L. G. da. O papel da escola como instrumento de combate ao preconceito linguístico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324614, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4614. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4614. Acesso em: 7 nov. 2024.