Manifestações da cultura popular local na aprendizagem das séries iniciais e na formação dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3726

Palavras-chave:

Currículo, Cultura local, Séries iniciais

Resumo

Este artigo tem o propósito de refletir sobre a relevância das manifestações da cultura popular local para a aprendizagem dos educandos inseridos nas séries iniciais, apontando caminhos para se pensar em como colocamos em cena essas discussões partindo da formação docente e da prática do professor em sala de aula. Fundamentamos teoricamente nossas discussões com os seguintes autores e documentos oficiais: Brandão (2002), Candau e Moreira (2007), (BRASIL, 2006), (BRASIL, 2013), (BRASIL, 2017), Bego (2016), Silva (2008), dentre outros. Para o percurso metodológico optamos pela pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, alinhado as experiências docentes das autoras. Com este percurso foi possível apontar possíveis possibilidades de encontros entre a cultura popular e os saberes constituídos na escola, desde que esses saberes sejam colocados em evidência a partir do ensino de história e de geografia alinhado ao cotidiano dos alunos e dos espaços que ele ocupa em sua cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Rinelle Oliveira de Almeida, Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutora e Mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, no eixo: Educação Ambiental, Juventude, Arte e Espiritualidade. Membro do Grupo de Pesquisa Juventude, Cultura e Sociedade vinculado a UFC e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU) vinculado a UVA. Atualmente exerce a função de professora no curso de pedagogia do PARFOR vinculado a UVA. 

Damares Oliveira Moreira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2017); Especialista em Mídias e Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016); Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2011); Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2018).

Referências

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121 Acesso em: 20 mar. 2020.

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 30 abr. 2020.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação como Cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. MEC, 1996. 31p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 19 agost. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

FLICK, Uwe. Introdução a pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 18 mar. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858 Acesso em: 18 mar. 2020.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e culturas(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. n. 23, p.156-168. 2003.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

OLIVEIRA, Milton Ramon. Escola e Cultura: Uma história de encontros e desencontros. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ARAUJO, José Edvar Costa; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. (Orgs). Escolas e Culturas: políticas, tempos e territórios de ações educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

PANSINI, Flávia; NENEVÉ, Miguel. Educação multicultural e formação docente. Revista Currículo sem Fronteiras, v.8, n.1, p-p.31-48, jan./jun., 2008.

SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: Silva, T. T. da. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p. 159-177.

SILVA, R.M. da C. (Org.). Cultura popular e educação: salto para o futuro. Brasília: Salto para o Futuro/TV Escola/Seed/MEC, 2008.

SOUZA, Maria de Lourdes Macena de. Sendo como se fosse: as danças dramáticas na ação docente do ator 2014. 296 f. Tese. (Doutorado em Artes) – Faculdade de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014.

VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 23 mai. 2020.

Publicado

2020-09-24

Como Citar

ALMEIDA, N. R. O. de; MOREIRA, D. O. Manifestações da cultura popular local na aprendizagem das séries iniciais e na formação dos professores. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233726, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3726. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3726. Acesso em: 25 abr. 2024.