Manifestações da cultura popular local na aprendizagem das séries iniciais e na formação dos professores
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3726Palavras-chave:
Currículo, Cultura local, Séries iniciaisResumo
Este artigo tem o propósito de refletir sobre a relevância das manifestações da cultura popular local para a aprendizagem dos educandos inseridos nas séries iniciais, apontando caminhos para se pensar em como colocamos em cena essas discussões partindo da formação docente e da prática do professor em sala de aula. Fundamentamos teoricamente nossas discussões com os seguintes autores e documentos oficiais: Brandão (2002), Candau e Moreira (2007), (BRASIL, 2006), (BRASIL, 2013), (BRASIL, 2017), Bego (2016), Silva (2008), dentre outros. Para o percurso metodológico optamos pela pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, alinhado as experiências docentes das autoras. Com este percurso foi possível apontar possíveis possibilidades de encontros entre a cultura popular e os saberes constituídos na escola, desde que esses saberes sejam colocados em evidência a partir do ensino de história e de geografia alinhado ao cotidiano dos alunos e dos espaços que ele ocupa em sua cidade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121 Acesso em: 20 mar. 2020.
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 30 abr. 2020.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação como Cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. MEC, 1996. 31p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 19 agost. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
FLICK, Uwe. Introdução a pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 18 mar. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858 Acesso em: 18 mar. 2020.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e culturas(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. n. 23, p.156-168. 2003.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
OLIVEIRA, Milton Ramon. Escola e Cultura: Uma história de encontros e desencontros. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ARAUJO, José Edvar Costa; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. (Orgs). Escolas e Culturas: políticas, tempos e territórios de ações educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
PANSINI, Flávia; NENEVÉ, Miguel. Educação multicultural e formação docente. Revista Currículo sem Fronteiras, v.8, n.1, p-p.31-48, jan./jun., 2008.
SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: Silva, T. T. da. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p. 159-177.
SILVA, R.M. da C. (Org.). Cultura popular e educação: salto para o futuro. Brasília: Salto para o Futuro/TV Escola/Seed/MEC, 2008.
SOUZA, Maria de Lourdes Macena de. Sendo como se fosse: as danças dramáticas na ação docente do ator 2014. 296 f. Tese. (Doutorado em Artes) – Faculdade de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 23 mai. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Nadja Rinelle Oliveira de Almeida, Damares Oliveira Moreira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.