Educação feminina no Brasil

o que dizem as pesquisas publicadas no Portal da Capes (2015-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3598

Palavras-chave:

Educação feminina, Estado da Arte, Produção do conhecimento

Resumo

O objetivo deste estudo foi construir um inventário das produções científicas publicadas no Portal de Periódicos CAPES/MEC, referente à educação feminina no Brasil, no recorte temporal de 2015 a 2019. O itinerário metodológico respaldou-se na pesquisa denominada Estado da Arte (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI; ENS, 2006), amparado na Análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Desse percurso, resultaram vinte artigos que propiciaram a elaboração de três categorias: “História da Educação”, “Publicações” e “Práticas docentes”. As pesquisas inventariadas aqui neste estudo tecem reflexões pertinentes à formação e ao trabalho docente de mulheres, invisibilizadas por longo período na historiografia. Ainda que o quantitativo de trabalhos aqui mapeados seja reduzido, é possível concluir que as histórias de educadoras perfazem a História da Educação no Brasil, mas ainda carecem ser descortinadas, haja vista a amplitude de possibilidades que o contexto oferece. 

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Biografia do Autor

Francinalda Machado Stascxak, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação - UECE. Especialista em Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior - UECE (2018). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - Uni7 (2015). Licenciada em Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2004). Professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa da Educação Básica. Membro do Grupo de estudos Práticas e Pesquisas Memória e Oralidade - (PEMO) - UECE.

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – UECE, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional (UNICHRISTUS). Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB).

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

STASCXAK, F. M.; SALES, M. J. F. S. e. Educação feminina no Brasil: o que dizem as pesquisas publicadas no Portal da Capes (2015-2019). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3598. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3598. Acesso em: 22 dez. 2024.