Educação feminina no Brasil
o que dizem as pesquisas publicadas no Portal da Capes (2015-2019)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3598Palavras-chave:
Educação feminina, Estado da Arte, Produção do conhecimentoResumo
O objetivo deste estudo foi construir um inventário das produções científicas publicadas no Portal de Periódicos CAPES/MEC, referente à educação feminina no Brasil, no recorte temporal de 2015 a 2019. O itinerário metodológico respaldou-se na pesquisa denominada Estado da Arte (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI; ENS, 2006), amparado na Análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Desse percurso, resultaram vinte artigos que propiciaram a elaboração de três categorias: “História da Educação”, “Publicações” e “Práticas docentes”. As pesquisas inventariadas aqui neste estudo tecem reflexões pertinentes à formação e ao trabalho docente de mulheres, invisibilizadas por longo período na historiografia. Ainda que o quantitativo de trabalhos aqui mapeados seja reduzido, é possível concluir que as histórias de educadoras perfazem a História da Educação no Brasil, mas ainda carecem ser descortinadas, haja vista a amplitude de possibilidades que o contexto oferece.
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