Metodologias ativas e a Educação de Jovens e Adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13671

Palavras-chave:

EJA, Aprendizagem, Educação, Metodologia ativa.

Resumo

Os jovens e adultos que retornam à escola necessitam de metodologias atrativas que possam estimular a busca pelo conhecimento, ao invés da evasão escolar diante de uma escola com modelo tradicional que não observa as particularidades de seus estudantes. Dada a importância do tema, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das metodologias ativas aplicadas ao ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi traçar um perfil das bibliografias e analisar a eficiência das diferentes concepções e abordagens metodológicas sobre o tema. Para isso, foram selecionados 11 artigos dos últimos sete anos, utilizando as plataformas acadêmicas: Google Scholar, Scielo e CAPES. Verificou-se uma heterogeneidade nas metodologias utilizadas, que se mostraram excelentes instrumentos para fomentar um ensino diferenciado e eficiente, além de uma maior socialização tanto estudante - professor, quanto a interação estudante-estudante, fortalecendo a confiança deles como protagonistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jade Camila de Oliveira Assunção, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Licenciada  em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará

Sarah Figueiredo da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Estudante  de Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará

Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Pará - IFPA

Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará e Universidade do Estado do Pará. Licenciada em Ciências biológicas e Bacharel em Engenharia Química, especialista em Ecologia e Biodiversidade e em Tecnologia de Alimentos, mestrado e doutorado em Eng. de Alimentos.

Referências

AMORIM, Antonio; DUQUES, Maria Luiza Ferreira. Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docente. Educação, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 228–239, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/22483. Acesso em: 20 ago. 2024.

ARAUJO-JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no ensino de biologia para jovens e adultos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 19, p. 159-178, dez. 2017. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935 . Acesso em 25 fev. 2024.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.

BIANCHI, M. H. C.; FORNELLS, V. H. G. O Ensino das Ciências na EJA: Mediação com Metodologias Ativas (MAA) e Aprendizagem Lúdico-Virtual neste tempo pandêmico. Anais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO - SIMEDUC, n. 10. 2021. Disponível em: https://tiradenteslegada.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14798 . Acesso em: 10 jun 2023.

BRANCO, Carla Castello; ALVES, Marcia Maria. Complexidade e sala de aula invertida: considerações sobre o método. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Educere XII. Anais. Curitiba: PUC, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20881_9548.pdf . Acesso em: 20 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 19 ago 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 ago 2024.

CARVALHO, H. M.; MELO, F. A.; MARTINS, P. M.; ALMEIDA, J. S. A. Práticas Aplicadas No Ensino De Genética Para Alunos Da EJA (Educação De Jovens E Adultos). Research, Society and Development, 2021-07-29, Vol. 10. p-9. 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/18286/16324/227835 . Acesso em 13 de jun. 2022.

CRUZ, A. C. dos S. Avaliação de jovens e adultos: uma análise crítica. Internacional Multidisciplinary Journal of the Brazil, 1(1), 10–21. 2019. Disponível em: http://40.70.22.165/index.php/imjbr/article/view/3. Acesso em: 20 dez. 2023.

CUNHA, Rafael Barbosa da; SANTOS, Maria Bernadete Pinto dos; COVA, Rose Mary Latini. Teaching sciences in EJA and applying an active methodology proposal. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e951998278, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8278. Acesso em: 29 fev. 2024.

FERNANDES, A. P. C. dos S.; OLIVEIRA, I. da S. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 79–94, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990 . Acesso em: 20 ago. 2024.

FERREIRA, J. dos S.; CAVALCANTE, G. M.; RIBEIRO, S. da C. A. Contribuições das tecnologias digitais no ensino remoto a partir da pandemia da Covid-19: Contributions of digital tchnologies in remot teaching from the Covid-19 pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4409 . Acesso em: 28 jul. 2024.

GUARDA. Dionara Guarda; GEHLEN, Graciela Cabreira; BRAGA, Gimene Cardozo; HEY, Albimara. Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 49, n. contínuo, p. e248000, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209919. . Acesso em: 20 ago. 2024.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Analfabetismo em 2022. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://painel.ibge.gov.br/pnadc/. Acesso em: 29 jan. 2023.

LEDOUX, A. F. R. de S.; BARBOSA, M. L. de O.; SILVA, J. R. de F. Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–25, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20644 . Acesso em: 29 fev. 2024.

LIMA, M. M. de O.; CARDOSO, T. C..; SANTOS FILHO, F. S..; MARTINS, F. A.; ALMEIDA, P. M. de. Practical Biology activities: an Investigative Teaching Sequence about the Cell Cycle. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e611997801, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7801 . Acesso em: 28 jul. 2024.

MAIA, N. A.; NASCIMENTO, R. M. do; CAVALCANTE, M. M. D. Estado da Arte: didática de Paulo Freire nos cursos de licenciatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11409, 2023. v5. e11409. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11409 . Acesso em: 28 jul. 2024.

MAZUR, Eric; MAZUR, Eric. Peer instruction. Springer Berlin Heidelberg, 2017.

MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Penso Editora, 2015.

MELO, Alena Sousa de. Educação Alimentar e Nutricional: Estratégias lúdicas facilitadoras do ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. 2019, 119p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19389. Acesso em 25 fev. 2024.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. 180p. (Mídias Contemporâneas, 2) p. 15-33. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.

MOREIRA, Mariele Miguel; GUEDES, Marcelo Ribeiro de Almeida. Educação de jovens e adultos: Um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 1, abr. 2022. Disponível em: http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2614 . Acesso em: 28 jul. 2024.

NASCIMENTO, F. G. M. do; ROSA, J. V. A. da. Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38513–38525. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-409. Acesso em: 05 jan 2024.

OLIVEIRA, L.; CARVALHO, A.; ARAÚJO-JORGE, T. Estratégias Interativas para a Educação e Promoção da Saúde no Ensino de Jovens e Adultos: Uma experiência sobre Tuberculose. Revista Ciências & Ideias, 8(2), 90-107. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.621. Acesso em: 20 ago. 2024.

PAIVA, M. M. P. C.; FONSECA, A. M. da; COLARES, R. P. Estratégias didáticas potencializadoras no ensino e aprendizagem de química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/10379 . Acesso em: 23 ago. 2024.

PARK, R. J. Play, Games and Cognitive Development: Late Nineteenth-Century and Early Twentieth-Century Physicians, Neurologists, Psychologists and Others Already Knew What Researchers Are Proclaiming Today. The International Journal of the History of Sport, 31(9), 1012–1032, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09523367.2013.877448 . Acesso em: 27 jul 2024.

PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de aula invertida a análise de uma experiência na disciplina de cálculo I. Revista Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/bdza6pxe . Acesso em: 14 jul. 2024.

PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana et al. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 2, p. 48-63, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3568. Acesso em: 22 ago. 2024.

ROCHA, Aline Lira da; MENEZES, Cristiane Souza de. O uso de atividades lúdicas em aulas sobre viroses na EJA. Anais. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO p. 1-4. 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID5811_10092018091959.pdf. Acesso em: 25 fev. 2024.

SANTANA, I. C. H.; XIMENES, A. P. Produção de jornal como recurso didático em aulas de ciências na educação de jovens e adultos (EJA). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4939. Acesso em: 25 fev. 2024.

SOUZA MARIA, L. S. de; FONTOURA, H. A. da. Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educação e Formação, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 118–137, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/273. Acesso em: 2 fev. 2024.

SOUSA, L. M. Atualizando a educação prisional: um estudo de caso com aplicação de peer struction. 2019. 132 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06112019-164048/pt-br.php. Acesso em: 1 jul. 2024.

VENTURA COSTA, L.; VENTURI, T. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 417-436, 8 out. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12393 Acesso em 28 jul. 2024.

VIEIRA, William Kleber Martins; MORAES, Roberta Conceição Silva; GODINHO-NETTO, Martha Cristina Motta. Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos. Comunicações, v. 26, n. 2, p. 161-177, 2019.

ZARESTKY, J.; VILEN, L.; SHORT, R. A; STRUMINGER, R.; MICHELLE LAWING, A. Adult Education at Biological Field Stations: Building Capacity for Science Learning. Adult Education Quarterly, 72 (3), 284-307. 2022. Disponível em: https://doi-org.ez366.periodicos.capes.gov.br/10.1177/07417136211044728. Acesso em: 27 jul. 2024

Publicado

2024-11-21

Como Citar

ASSUNÇÃO, J. C. de O.; CRUZ, S. F. da; RIBEIRO, S. da C. A. Metodologias ativas e a Educação de Jovens e Adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia: . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13671, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13671. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13671. Acesso em: 24 nov. 2024.