Metodologias ativas e a Educação de Jovens e Adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13671Palavras-chave:
EJA, Aprendizagem, Educação, Metodologia ativa.Resumo
Os jovens e adultos que retornam à escola necessitam de metodologias atrativas que possam estimular a busca pelo conhecimento, ao invés da evasão escolar diante de uma escola com modelo tradicional que não observa as particularidades de seus estudantes. Dada a importância do tema, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das metodologias ativas aplicadas ao ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi traçar um perfil das bibliografias e analisar a eficiência das diferentes concepções e abordagens metodológicas sobre o tema. Para isso, foram selecionados 11 artigos dos últimos sete anos, utilizando as plataformas acadêmicas: Google Scholar, Scielo e CAPES. Verificou-se uma heterogeneidade nas metodologias utilizadas, que se mostraram excelentes instrumentos para fomentar um ensino diferenciado e eficiente, além de uma maior socialização tanto estudante - professor, quanto a interação estudante-estudante, fortalecendo a confiança deles como protagonistas.
Downloads
Referências
AMORIM, Antonio; DUQUES, Maria Luiza Ferreira. Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docente. Educação, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 228–239, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/22483. Acesso em: 20 ago. 2024.
ARAUJO-JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no ensino de biologia para jovens e adultos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 19, p. 159-178, dez. 2017. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9935 . Acesso em 25 fev. 2024.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
BIANCHI, M. H. C.; FORNELLS, V. H. G. O Ensino das Ciências na EJA: Mediação com Metodologias Ativas (MAA) e Aprendizagem Lúdico-Virtual neste tempo pandêmico. Anais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO - SIMEDUC, n. 10. 2021. Disponível em: https://tiradenteslegada.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/14798 . Acesso em: 10 jun 2023.
BRANCO, Carla Castello; ALVES, Marcia Maria. Complexidade e sala de aula invertida: considerações sobre o método. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Educere XII. Anais. Curitiba: PUC, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20881_9548.pdf . Acesso em: 20 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 19 ago 2024.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 ago 2024.
CARVALHO, H. M.; MELO, F. A.; MARTINS, P. M.; ALMEIDA, J. S. A. Práticas Aplicadas No Ensino De Genética Para Alunos Da EJA (Educação De Jovens E Adultos). Research, Society and Development, 2021-07-29, Vol. 10. p-9. 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/18286/16324/227835 . Acesso em 13 de jun. 2022.
CRUZ, A. C. dos S. Avaliação de jovens e adultos: uma análise crítica. Internacional Multidisciplinary Journal of the Brazil, 1(1), 10–21. 2019. Disponível em: http://40.70.22.165/index.php/imjbr/article/view/3. Acesso em: 20 dez. 2023.
CUNHA, Rafael Barbosa da; SANTOS, Maria Bernadete Pinto dos; COVA, Rose Mary Latini. Teaching sciences in EJA and applying an active methodology proposal. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e951998278, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8278. Acesso em: 29 fev. 2024.
FERNANDES, A. P. C. dos S.; OLIVEIRA, I. da S. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 79–94, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990 . Acesso em: 20 ago. 2024.
FERREIRA, J. dos S.; CAVALCANTE, G. M.; RIBEIRO, S. da C. A. Contribuições das tecnologias digitais no ensino remoto a partir da pandemia da Covid-19: Contributions of digital tchnologies in remot teaching from the Covid-19 pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4409 . Acesso em: 28 jul. 2024.
GUARDA. Dionara Guarda; GEHLEN, Graciela Cabreira; BRAGA, Gimene Cardozo; HEY, Albimara. Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 49, n. contínuo, p. e248000, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209919. . Acesso em: 20 ago. 2024.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Analfabetismo em 2022. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://painel.ibge.gov.br/pnadc/. Acesso em: 29 jan. 2023.
LEDOUX, A. F. R. de S.; BARBOSA, M. L. de O.; SILVA, J. R. de F. Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–25, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20644 . Acesso em: 29 fev. 2024.
LIMA, M. M. de O.; CARDOSO, T. C..; SANTOS FILHO, F. S..; MARTINS, F. A.; ALMEIDA, P. M. de. Practical Biology activities: an Investigative Teaching Sequence about the Cell Cycle. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e611997801, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7801 . Acesso em: 28 jul. 2024.
MAIA, N. A.; NASCIMENTO, R. M. do; CAVALCANTE, M. M. D. Estado da Arte: didática de Paulo Freire nos cursos de licenciatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11409, 2023. v5. e11409. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11409 . Acesso em: 28 jul. 2024.
MAZUR, Eric; MAZUR, Eric. Peer instruction. Springer Berlin Heidelberg, 2017.
MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Penso Editora, 2015.
MELO, Alena Sousa de. Educação Alimentar e Nutricional: Estratégias lúdicas facilitadoras do ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. 2019, 119p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19389. Acesso em 25 fev. 2024.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. 180p. (Mídias Contemporâneas, 2) p. 15-33. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.
MOREIRA, Mariele Miguel; GUEDES, Marcelo Ribeiro de Almeida. Educação de jovens e adultos: Um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 1, abr. 2022. Disponível em: http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2614 . Acesso em: 28 jul. 2024.
NASCIMENTO, F. G. M. do; ROSA, J. V. A. da. Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38513–38525. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-409. Acesso em: 05 jan 2024.
OLIVEIRA, L.; CARVALHO, A.; ARAÚJO-JORGE, T. Estratégias Interativas para a Educação e Promoção da Saúde no Ensino de Jovens e Adultos: Uma experiência sobre Tuberculose. Revista Ciências & Ideias, 8(2), 90-107. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.621. Acesso em: 20 ago. 2024.
PAIVA, M. M. P. C.; FONSECA, A. M. da; COLARES, R. P. Estratégias didáticas potencializadoras no ensino e aprendizagem de química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/10379 . Acesso em: 23 ago. 2024.
PARK, R. J. Play, Games and Cognitive Development: Late Nineteenth-Century and Early Twentieth-Century Physicians, Neurologists, Psychologists and Others Already Knew What Researchers Are Proclaiming Today. The International Journal of the History of Sport, 31(9), 1012–1032, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09523367.2013.877448 . Acesso em: 27 jul 2024.
PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de aula invertida a análise de uma experiência na disciplina de cálculo I. Revista Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/bdza6pxe . Acesso em: 14 jul. 2024.
PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana et al. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 2, p. 48-63, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3568. Acesso em: 22 ago. 2024.
ROCHA, Aline Lira da; MENEZES, Cristiane Souza de. O uso de atividades lúdicas em aulas sobre viroses na EJA. Anais. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO p. 1-4. 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID5811_10092018091959.pdf. Acesso em: 25 fev. 2024.
SANTANA, I. C. H.; XIMENES, A. P. Produção de jornal como recurso didático em aulas de ciências na educação de jovens e adultos (EJA). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4939. Acesso em: 25 fev. 2024.
SOUZA MARIA, L. S. de; FONTOURA, H. A. da. Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educação e Formação, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 118–137, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/273. Acesso em: 2 fev. 2024.
SOUSA, L. M. Atualizando a educação prisional: um estudo de caso com aplicação de peer struction. 2019. 132 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06112019-164048/pt-br.php. Acesso em: 1 jul. 2024.
VENTURA COSTA, L.; VENTURI, T. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 417-436, 8 out. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12393 Acesso em 28 jul. 2024.
VIEIRA, William Kleber Martins; MORAES, Roberta Conceição Silva; GODINHO-NETTO, Martha Cristina Motta. Avaliação de uma sequência de ensino investigativa sobre poluição aplicada no Ensino Médio de alunos jovens e adultos. Comunicações, v. 26, n. 2, p. 161-177, 2019.
ZARESTKY, J.; VILEN, L.; SHORT, R. A; STRUMINGER, R.; MICHELLE LAWING, A. Adult Education at Biological Field Stations: Building Capacity for Science Learning. Adult Education Quarterly, 72 (3), 284-307. 2022. Disponível em: https://doi-org.ez366.periodicos.capes.gov.br/10.1177/07417136211044728. Acesso em: 27 jul. 2024
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jade Camila de Oliveira Assunção, Sarah Figueiredo da Cruz, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.