Formação, saberes docentes e práticas de ensino dos professores orientadores de estágio: validação de instrumentos de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021015

Palavras-chave:

Formação de professores, Estágio Curricular Supervisionado, Educação Física

Resumo

O estudo teve como objetivo validar instrumentos de pesquisa na área de formação de professores, em especial sobre a formação, saberes docentes e práticas de ensino dos professores orientadores de Estágio Curricular Supervisionado que atuam em cursos de licenciatura em Educação Física. Para validação do questionário e do roteiro de entrevista, adotamos o método de Índice de Validação de Conteúdo (IVC) conforme as orientações de Alexandre e Coluci (2011) e Joventino (2010). Contamos com a participação de 10 juízes, entre doutores (3), mestres (5) e especialistas (2). Consideramos válido o IVC ≥ 0,80. Nos 5 critérios postos em análise este indicador foi alcançado, ficando o IVC total (média dos IVC total de cada critério) do questionário 0,94 e do roteiro de entrevista 0,96. Quanto à nota (de 0-10) atribuída por cada juiz na análise do instrumento de forma geral, a média do questionário foi 9,4 e do roteiro de entrevista 9,5. Especificamente, os instrumentos receberam taxas adequadas em relação à clareza dos itens, à adequação dos itens para atingir os objetivos da tese , à fidedignidade dos itens em relação à seção em que se encontram inseridos, à capacidade dos itens em agregar valor, análise crítica ou afim para a vertente estudada, e, finalmente, em relação ao grau de relevância dos itens para atingir os objetivos da tese.

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Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Francisco Egberto de Melo, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Educação e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Alice Maria Correia Pequeno, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2021-09-11

Como Citar

MEDEIROS FILHO, A. E. C. de; MELO, F. E. de; PEQUENO, A. M. C. .; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. . Formação, saberes docentes e práticas de ensino dos professores orientadores de estágio: validação de instrumentos de pesquisa. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021015, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6585. Acesso em: 22 dez. 2024.

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