Formação de professores no contexto da Educação Básica: um relato de experiência sobre o estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023016

Palavras-chave:

formação de professores, professor formador, estágio supervisionado, prática de ensino

Resumo

Este trabalho se circunscreve a um relato de experiência de uma licencianda do curso de Pedagogia de uma universidade pública situada no sudeste brasileiro. No interesse em compartilhar experiências vivenciada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, objetiva-se analisar como as experiências do estágio supervisionado no contexto de um colégio de aplicação favorece a formação de uma licencianda em Pedagogia. Metodologicamente, optou-se pelo relato de experiência, a partir de registros no diário reflexivo (Zabalza, 2004). Teoricamente, ancora-se na perspectiva da formação de professores (Nóvoa, 2017) e do professor formador (André, 2010). A experiência demonstra a importância da diversidade de estratégias pedagógicas e a intencionalidade da formação docente no contexto da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Letícia Oliveira Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da educação básica. Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ. Colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores/UFRJ.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada da UECE e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa EDUCAS. Pesquisadora vinculada ao GT 8 - Formação de Professores da ANPEd. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2023-12-17

Como Citar

SOUZA, L. O.; FARIAS, I. M. S. de. Formação de professores no contexto da Educação Básica: um relato de experiência sobre o estágio supervisionado. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023016, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12117. Acesso em: 29 abr. 2024.