Práticas de estágio em meio à pandemia de coronavírus: um relato de experiência de licenciados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025019

Palavras-chave:

Formação, Estágio Supervisionado, Ensino, Ensino Remoto

Resumo

Na pandemia de coronavírus, o ambiente educacional brasileiro foi obrigado a se reinventar aos moldes do modelo remoto. Nas licenciaturas, os estágios nas grades curriculares tiveram um impacto direto quanto à mudança. Este artigo trata-se de um relato de experiência de Licenciados em Química do Instituto Federal do Ceará (IFCE) frente aos desafios de atuar como estagiários em um novo modelo de formação, o estágio supervisionado remoto. Foi apresentado a experiência dos autores como estagiários na disciplina “Química Inorgânica” em uma turma de quarenta alunos do 2º do ensino médio do curso Técnico Integrado em Química do IFCE campus Maracanaú, durante out.2021/fev.2022. Foram realizadas atividades e intervenções pedagógicas no modelo virtual, entre elas, uma aula ministrada pelos estagiários com aplicação de um formulário online para ciência da opinião dos alunos quanto ao momento vivenciado. A experiência permitiu valorizar a formação presencial do estágio supervisionado junto à educação interpessoal.

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Biografia do Autor

Kalleu de Alencar, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Licenciado em Química (IFCE). Mestre e Doutorando em Farmacologia (Faculdade de Medicina/UFC). Professor Efetivo da Prefeitura Municipal de Crateús/CE.

Isadora Freitas de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Química (IFCE). Mestranda em Ciências Naturais (UECE).

Francisco de Assis Francelino Alves, Instituto Federa do Ceará (IFCE)

Professor Adjunto Nível D4 (IFCE). Mestre e Doutor em Educação Brasileira (UFC). Professor Adjunto M Nível XII Aposentado (UECE).

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

ALENCAR, K. de; SOUSA, I. F. de; ALVES, F. de A. F. Práticas de estágio em meio à pandemia de coronavírus: um relato de experiência de licenciados. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025019, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15838. Acesso em: 5 dez. 2025.