Maternidade e a vida acadêmica: avaliação do contexto educacional das alunas/mães de um curso de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025032Palavras-chave:
Educação, Políticas Públicas, Ensino SuperiorResumo
A maternidade carrega uma série de responsabilidades que vão além das questões físicas e emocionais, especialmente em uma sociedade patriarcal que ainda reforça estereótipos de gênero. O objetivo da pesquisa busca avaliar o contexto educativo por meio das experiências vivenciadas por alunas/mães. Através da utilização de métodos qualitativos e da análise das experiências do grupo focal, a pesquisa in loco feita com 7 alunas/mães do curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú (2025.1). Identificamos que a jornada acadêmica dessas mulheres é marcada por inúmeros desafios, conciliação entre responsabilidades familiares, acadêmicas e profissionais. 71,4% das entrevistadas conseguem se manter no curso encarando-o como um espaço de realização pessoal e crescimento profissional, embora tenham pensado em desistir, justamente pela sobrecarga física e mental. Em suma, políticas institucionais tornam necessárias a fim de amenizar tal problemática.
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Referências
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