Conhecimento em saúde no Enade como indicador da qualidade da formação em Educação Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022015

Palabras clave:

Formação de professores, Educação Física, Avaliação em larga escala, Saúde

Resumen

A expansão do Ensino Superior no Brasil trouxe a necessidade de constante avaliação para garantir a qualidade da formação. Destarte, o estudo objetivou verificar o conhecimento na temática saúde dos estudantes de bacharelado em Educação Física no Enade. Tratou-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de caráter documental. Foram identificadas 12 questões de saúde nas provas de 2010, 2013 e 2016, tendo sido verificado o desempenho a partir do relatório síntese de área. Havia itens discursivos e objetivos, os quais apresentaram níveis de acertos diferentes. Na média, o nível de conhecimento foi considerado satisfatório, mas a quantidade de questões de saúde foi baixa.

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Biografía del autor/a

Paulo Maia Ferreira Júnior, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Ensino de Educação Física e colaborador do Grupo de estudos em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA-Uece) desde 2017.

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Publicado

2023-04-10

Cómo citar

FERREIRA JÚNIOR, P. M. Conhecimento em saúde no Enade como indicador da qualidade da formação em Educação Física. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e022015, 2023. DOI: 10.51281/impa.e022015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8596. Acesso em: 22 jul. 2024.