Cyberbullying entre estudantes: um modelo para compreensão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021013

Palabras clave:

Bullying., Assimilação crítica de tecnologia., Violência na escola

Resumen

As modificações impulsionadas pelos avanços no desenvolvimento tecnológico, que englobam os meios de comunicação digitais (internet, celular e outros), ainda que possibilitem facilidades, também podem ser empregadas de forma inadequada, para produção e disseminação on-line de conteúdos hostis que podem acarretar consequências prejudiciais, o que é considerado como cyberbullying. Se refere a um tipo de bullying virtual, que visa agredir, denegrir, ofender ou perseguir pessoas. Há diferentes tipos e formas de praticá-lo. Para prevenir ou encontrar meios de enfrentar o cyberbullying, se faz relevante investigar as motivações e ocorrências dessa prática. Esse artigo visa realizar um resgate teórico da literatura na área de cyberbullying, haja vista que os conhecimentos teóricos desse campo são essenciais para compreensão dos seus desdobramentos e estratégias de enfrentamentos. Os resultados demonstraram a importância de serem criadas, estudadas e pensadas, medidas de avaliação para prevenção e enfrentamento do Cyberbullying, além de mensurar a ocorrência e motivações.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Andrea Carvalho Beluce, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela UEL. Atua na Gestão Pedagógica do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura Municipal de Londrina (AVA/PML) e como Diretora Geral da Escola de Governo da PML.

Daniele Dower Ronqui, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Psicologia na Universidade Estadual de Londrina. Psicóloga Clínica e Docente de Psicologia na Kroton Educacional.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Programa de Mestrado em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

 

 

Citas

ALMEIDA, Nathalie Dutra de; CUNHA, Leandro Reinaldo da. Avanços Tecnológicos, o Direito à Privacidade e o Cyberbullying. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E CONTEMPORANEIDADE, nº 3, 2015. Santa Maria. Anais. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Rede CIDDI, 2015, p.1-15. Disponível em: http://coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2015/6-17.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.

BARLETT, Christopher ; MADISON, Cory; HEATH, Bailey; DEWITT, Caroline. Please browse responsibly: A correlational examination of technology access and time spent online In: the Barlett Gentile Cyberbullying Model. Computers in Human Behavior, v. 92, p. 250-255, 2019.

BARLETT, Christopher; CHAMBERLIN, Kristina. Examining cyberbullying across the lifespan. Computers in Human Behavior, v. 71, p. 444-449, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.02.009

BARLETT, Christopher; GENTILE, Douglas. Attacking others online: The formation of cyberbullying in late adolescence. Psychology of popular media culture, v. 1, n. 2, p. 123, 2012.

BELUCE, Andrea Carvalho. Estudantes e as tecnologias digitais: relações entre cyberbullying e motivação para aprender. 2019. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil, 2019.

BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de Novembro de 2015. Presidência da República. Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília: Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018OMS/2015/Lei/L13185.htm. Acesso em: 2 fev. 2021.

CAETANO, Ana Paula; FREIRE, Isabel; SIMÃO, Ana Margarida Veiga; MARTINS, Maria José; PESSOA, Maria Teresa. Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 199-212, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603138125

CHAO, Cheng-Min; YU, Tai-Kuei. Associations among Different Internet Access Time, Gender and Cyberbullying Behaviors in Taiwan’s Adolescents. Frontiers in psychology, v. 8, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.01104/full. Acesso em 06 fev. 2021

DEBARBIEUX, Eric.; BLAYA, Catherine (Org). Violência nas Escolas e Políticas Públicas. 1. ed. Brasília: UNESCO, 2002. 267p.

ENGLANDER, Elizabeth; DONNERSTEIN, Edward; KOLWASKI, Robin; A LIN, Carolyn; PARTI, Katalin. Defining cyberbullying. Pediatrics, v. 140, n .Suppl 2, p. 148-151, 2017. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2016-1758u

ERDUR-BAKER, Ozgur. Cyber bullying: A new face of peer bullying. Eurasian Journal of Educational Research, p. 27, p. 31-42, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/284107943_Cyber_bullying_A_new_face_of_peer_bullying. Acesso em: 06 fev. 2021

FERREIRA, Paula da Costa; SIMÃO, Ana Margarida Vieira da Veiga; FERREIRA, Aristides Isidoro; SOUZA, Sidclay; FRANCISCO, Sofia. Student bystander behavior and cultural issues in cyberbullying: When actions speak louder than words. Computers in Human Behavior, v. 60, p. 301-311, 2016.

FINCATO, Denise Pires; VIDALETTI, Leiliane Piovesani. Novas tecnologias e relações de trabalho: cyberbullying, responsabilidade patronal e reforma trabalhista. Percurso Acadêmico, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, jan./jun, 2019. Disponível em:

http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/15402/14788

Acesso em: 06 fev. de 2021.

FOODY, Mairéad; SAMARA, Muthanna; CARLBRING, Per. A review of cyberbullying and suggestions for online psychological therapy. Internet Interventions, v. 2, n. 3, p. 235-242, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.invent.2015.05.002

FOLKMAN, Susan; LAZARUS, Richard; GRUEN, Rand; DELONGIS, Anita. Appraisal, coping, health status, and psychological symptoms. Journal of Personality and Social Psychology, v. 50, n. 3, p. 571–579, 1986. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-3514.50.3.571

FRANCISCO, Sofia Mateus; SIMÃO; Ana Margarida Veiga; FERREIRA, Paula Costa; DAS DORES, Maria José. Cyberbullying: The hidden side of college students. Computers in human behavior, v. 43, p. 167-182, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.10.045.

GARAIGORDOBIL, Maite. Ciberbullying en adolescentes y jóvenes del País Vasco: Cambios con la edad. Anales de Psicología/Annals of Psychology, v. 31, n. 3, p. 1069-1076, 2015. DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.31.3.179151

GARAIGORDOBIL, Maite. Conducta antisocial: conexión con bullying/cyberbullying y estrategias de resolución de conflictos. Psychosocial Intervention, v. 26, n. 1, p. 47-54, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psi.2015.12.002

GARAIGORDOBIL, Maite; MARTÍNEZ-VALDERREY, Vanesa. Cyberprogram 2.0: efectos en la mejora de la conducta social durante la adolescencia. International Journal of Developmental and Educational Psychology, v. 19, n.2, p. 289-305, 2014. DOI: https://doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI14-1.ecfd

GONÇALVES, Jonas Rodrigo; OLIVEIRA, Lívia Rebeca Gramajo. A ineficácia da punibilidade do cyberbullying no Brasil. Revista Educar Mais, v. 4 n. 2, p. 308 – 319, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.308-319.1819

GORDON, Sherry Mabry. Coping with Online Flaming and Trolling. 1nd ed. Ed. Rosen YA, The Rosen Publishing Group, INC, New York. 2019. Disponível em:

https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=59doDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=GORDON,+S.+M.+Coping+with+Online+Flaming+and+Trolling.&ots=HEeMPhyEvM&sig=TB98UaxKEu4HrDpkXZKOFYLgLds#v=onepage&q&f=false Acesso em: 23 ago. 2021

MACHACKOVA, Hana; CERNA, Alena; SEVCIKOVA, Anna; DEDKOVA, Lenka; DANEBACK, Kristian. Effectiveness of coping strategies for victims of cyberbullying. Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, v. 7, n. 3, 2013. DOI: https://doi.org/10.5817/CP2013-3-5

MATOS, Margarida; NEGREIROS, Jorge; SIMÕES, Celeste; GASPAR, Tânia. Violência, Bullying e Delinquência – Gestão de problemas de Saúde em Meio Escolar. Lisboa: Coisas de Ler, 2009.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Inspire: sete estratégias para acabar com a violência contra as crianças. Geneva, 2016.

ORTEGA-BARÓN, Jessica; BUELGA, Sofia; AYLLÓN, Ester; MARTÍNEZ - FERRER, Belén; CAVA, Maria Jesús. Effects of intervention program Prev@ cib on traditional bullying and cyberbullying. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.16, n. 4, p. 527, 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16040527

ORTEGA-RUIZ, Rosario; DEL REY, Rosario; CASAS, José. La Convivencia Escolar: clave en la predicción del Bullying. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, n. 2, p. 91-102, 2013. Disponível em: https://revistas.uam.es/riee/article/view/3406 Acesso em: 23 ago. 2021.

PALLADINO, Benedetta Emanuela; NOCENTI, Annalaura ; MENESINI, Ersilia. Psychometric properties of the Florence cyberbullying-cybervictimization scales. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v.18, n. 2, p. 112-119, 2015. DOI: https://doi.org/10.1089/cyber.2014.0366

PATCHIN, Justin; HINDUJA, Sameer. Measuring cyberbullying: Implications for research. Aggression and Violent Behavior, v. 23, p. 69-74, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.avb.2015.05.013

PRICE, Megan; DALGLEISH, John. Cyberbullying: Experiences, impacts and coping strategies as described by Australian young people. Youth Studies Australia, v. 29, n. 2, p. 51-59, 2010.

RASHID, Tabassum; ASGHAR, Hanan. Technology use, self-directed learning, student engagement and academic performance: Examining the interrelations. Computers in Human Behavior, v. 63, p. 604-612, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.05.084

REDAELLI, Rafael. Diagnóstico sobre Cyberbullying no Ensino Médio. (Trabalho de conclusão de especialização e Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul), 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/201774 Acesso em: 02 de setembro de 2021.

REYES, Jesika Ivete; BANÂLES, Dora Luz González. El ciberacoso y su relación con el rendimiento académico. Innovación educativa (México, DF), v. 16, n. 71, p. 17-38, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179446997002.

RODRÍGUEZ, Ana; NORIEGA, Vera; HERNÁNDEZ, Gildardo. Desarrollo de un instrumento para medir cibervictimización en adolescentes. Informes Psicológicos, v. 18, n. 2, p. 189-207, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7044277

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, 1-3, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001

SANTOS, Jaciane; SILVA, Leticia; QUEIRÓZ, Lidiane; SILVA, Francisco. Investigando o Cyberbullying entre Estudantes do Ensino Médio: Um Estudo no IFRN-Parelhas/RN. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação. Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Cultura Maker, p. 249-257, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_60.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.

SELKIE, Ellen; FALES, Jessica; MORENO, Megan. Cyberbullying prevalence among US middle and high school–aged adolescents: A systematic review and quality assessment. Journal of Adolescent Health, v. 58, n. 2, p. 125-133, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2015.09.026

SIMÃO, Ana Margarida Veiga; PAULINO, Paula; FERREIRA, Paula; RAMALHO, Susana; FRANCISCO, Sofia; SOUZA, Sidclay. Family and school: Perspectives on the use of technology and security. Revista de Estudios e Investigacíon em Psicología e Educacíon, Espanha, n. 5, p. 143-148, 2017. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2505

SLONJE, Robert; SMITH, Peter. Cyberbullying: another main type of bullying? Scandinavian Journal of Psychology. v. 49, p. 147–154, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9450.2007.00611.x

SLONJE, Robert; SMITH, Peters; FRISÉN, Ann. The nature of cyberbullying, and strategies for prevention. Computers in human behavior, v. 29, n. 1, p. 26-32, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2012.05.024

SMITH, Peters; STEFFGEN, Georges. (Eds.). Cyberbullying through the new media: Findings from an international network. 1. ed. 2013. p. 320.

SÜSLÜ, Demet Pekşen. A study on self-esteem, mother, father, and peer relations as predictors of cyberbullying and cyber-victimization in high school students. Journal of Human Sciences, v. 15, n. 2, p. 1381-1393, 2018. Disponível em: https://www.j-humansciences.com/ojs/index.php/IJHS/article/view/4835 Acesso em: Acesso em: 02 set. 2021.

SOUZA, Sidclay; SIMÃO, Ana Margarida Veiga; CAETANO, Ana Paula. Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. n. 3, p. 582-590, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-7153.201427320

SOUZA, Sidclay; SIMÃO, Ana Margarida Veiga; FERREIRA, Aristides Isidoro; FERREIRA, Paula Costa. University students’ perceptions of campus climate, cyberbullying and cultural issues: implications for theory and practice. Studies in Higher Education, v. 43, n. 11, p. 2072-2087, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1307818

SOUZA, Sidclay; SIMÃO, Ana Margarida Veiga. Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal. Revistambienteeducação, v. 10, n. 2, p.181-196, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106 Acesso em: 02 set. 2021.

TEMPLE, Jeef; LE, Vi Donna; BERG, Patricia; LING, Yan; PAUL, Jonathan. Brief report: Teen sexting and psychosocial health. Journal of Adolescence, v. 37, n. 1, p. 33-36, 2014. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.10.008

TORRES-ACUÑA, Gisela Margarita; HERNÁNDEZ, Claudia Rivera; RANGEL, Yadira Navarro. Validación de una escala para medir afrontamiento ante ciberagresiones entre universitarios. REDIE: Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 21, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e09.1907

TOPÇU, Çiğdem; ERDUR-BAKER, Özgür. The revised cyber bullying inventory (RCBI): Validity and reliability studies. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 5, p. 660-664, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.07.161

TRIANTORO, Safaria. Are daily spiritual experiences, self-esteem, and family harmony predictors of cyberbullying among high school student. International Journal of Research Studies in Psychology, v. 4, n. 3, p. 23-33, 2016. DOI: https://doi.org/10.5861/ijrsp.2015.1103

WILLARD, Nancy. Cyberbullying and cyberthreats: Responding to the challenge of online social aggression, threats, and distress. 1. ed. Champaign, IL: Research Press, 2007. 311p.

WATTS, Lynette; WAGNER, Jessyca; VELASQUEZ, Benito; BEHRENS, Peters. Cyberbullying in higher education: A literature review. Computers in Human Behavior, v. 69, p. 268-274, 2017. DOI: https://psycnet.apa.org/doi/10.1016/j.chb.2016.12.038

Publicado

2021-09-05

Cómo citar

BELUCE, A. . C.; RONQUI, D. D. .; OLIVEIRA, K. L. de . Cyberbullying entre estudantes: um modelo para compreensão . Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021013, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021013. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6827. Acesso em: 21 nov. 2024.