Avaliação das Práticas Pedagógicas por Meio de Experimentos: análise das publicações de periódicos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e023004Palabras clave:
Experimento, Quase-experimento, Avaliação Educacional, Educação Baseada em EvidênciasResumen
O objetivo do estudo foi identificar e quantificar as pesquisas de avaliação de eficácia de programas, produtos e práticas pedagógicas, publicadas em periódicos científicos nacionais da área de educação de nível internacional (QUALIS A1) no período de 2019-2021. Do ponto de vista metodológico, seguiu-se uma abordagem quantitativa com desenho de pesquisa documental, em que os artigos publicados nas revistas científicas foram considerados documentos e classificados dentro das variáveis de interesse. Do montante da amostra de 568 artigos, apenas 6 (0,01%) foram identificados como sendo de pesquisa de avaliação de eficácia com resultados educacionais mensuráveis. Desses, apenas quatro estudos fizeram uso de quase-experimentos e nenhum de experimentos controlados e randomizados. Os resultados sugerem falta de políticas públicas que estimulem a pesquisa produtora de evidências sobre o que funciona em educação.
Métricas
Citas
AFONSO, Almerindo Janela. Políticas avaliativas e accountability em educação: subsídios para um debate iberoamericano. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, no. 9, p. 57–70, 2009.
ANDREWS, Richard. Entre Cila e Caribide: a experiência de desenvolver uma revisão sistemática em educação. In: THOMAS, Gary;
PRING, Richard (eds.). Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 79–90.
BAGATINI, Daniela Duarte da Silva; BIASUZ, Maria Cristina Villanova. A Web na Resolução de Desafios de Programação: o que dizem os estudantes universitários sobre sua experiência. Educação em Revista, vol. 36, p. 1–15, 2020. DOI 10.1590/0102-4698228371.
CAMPOS, Maria Malta. Para que Serve a Pesquisa em Educação? Cardenos de Pesquisa, vol. 39, no. 136, p. 269–283, 2009. .
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research Methods in Education. 8th ed. London: Routledge, 2018.
CRESWELL, John W.; PLANO CLARK, Vicki L. Designing and Conducting Mixed Methods Research. 3rd ed. Thousand Oaks: Sage, 2018.
DANCEY, Chistine P.; REIDY, John. Estástica sem Matemática para Psicologia: usando SPSS para windows. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FONTANA, Rosane Teresinha; WACHEKOWSKI, Giovana; BARBOSA, Silézia Santos Nogueira. As Metodologias Usadas no Ensino de Enfermagem: com a palavra, os estudantes. Educação em Revista, vol. 36, p. 1–15, 2020. DOI 10.1590/0102-4698220371.
FRANCO-MARISCAL, Antonio-Joaquín; SÁNCHEZ, Paola Simeoli. Un enfoque basado en juegos educativos para aprender geometría en educación primaria: Estudio preliminar. Educação e Pesquisa, vol. 45, 2019. DOI 10.1590/s1678-4634201945184114.
GONGH, David. Síntese Sistemática de Pesquisa. In: THOMAS, Gary; PRING, Richard (eds.). Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 57–76.
MEDEIROS, Emerson Augusto de; VARELA, Sarah Bezerra Luna; NUNES, João Batista Carvalho. Abordagem Qualitativa: estudo na pós-graduação em educação da universidade estadual do ceará (2004 – 2014). HOLOS, vol. 2, p. 174–189, 29 Aug. 2017. DOI 10.15628/holos.2017.4457.
NEWMAN, Mark; GOUGH, David. Systematic Reviews in Educational Research: Methodology, Perspectives and Application. In: ZAWACKI-RICHTER, Olaf; KERRES, Michael; BEDENLIER, Svenja; BOND, Melissa; BUNTINS, Katja (eds.). Systematic Reviews in Educational Research: methodology, perspectives and application. Wiesbaden: Springer VS, 2020. p. 3–22. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/978-3-658-27602-7.
PAILE, Ed. Reflexões a partir da prática médica: contrabalançando a prática baseada em evidências com evidências baseada em práticas. In: THOMAS, Gary; PRING, Richard (eds.). Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 115–128.
PEREIRA, Breno Augusto Diniz; CKAGNAZAROFF, Ivan Beck. Contribuições para a consolidação da New Public Governance : identificação das dimensões para sua análise. Cadernos EBAPE.BR, vol. 19, no. 1, p. 111–122, 2021. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120200104.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2013.
SANTOS, Míria Santanna dos; SCHMITT, Marcelo Augusto Rauh; PERES, André; REATEGUI, Eliseo Berni. Conquer the Artwork: a board game for teaching history of art. Educação em Revista, vol. 36, 2020. DOI 10.1590/0102-4698219027.
SILVA, Maria Antônia Romão da; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Efeitos Positivos de uma Intervenção por Integração Curricular na Promoção da Autorregulação da Aprendizagem. Educação em Revista, vol. 36, 2020. DOI 10.1590/0102-4698227164.
SLAVIN, Robert E. How Evidence-Based Reform Will Transform Research and Practice in Education. Educational Psychologist, vol. 0, no. 0, p. 1–13, 2019. https://doi.org/10.1080/00461520.2019.1611432.
SLAVIN, Robert E; CHEUNG, Alan C K; ZHUANG, Tengteng. How Could Evidence-Based Reform Advance Education ? ECNU Review of Education, vol. 4, no. 1, p. 7–24, 2021. https://doi.org/10.1177/2096531120976060.
SOUZA, Sarlene Gomes de; MACIEL, Alessandra de Oliveira; LIMA, Marcos Vinicius de Andrade; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Caminhos Metodológicos nas Pesquisas Educacionais: um olhar para abordagem quantitativa em teses de doutorado. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020.
THOMAS, Gary. Introdução. In: THOMAS, Gary; PRING, Richard (eds.). Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 9–28.
URIBE, Alvaro Adriazola; JIMENEZ, Georgina Duran; TRONCOSO, Marcelo Flores. Flipped Classroom: una experiencia para fortalecer el aprendizaje en Medicina Veterinaria. Educação e Pesquisa, vol. 46, 2020. DOI 10.1590/s1678-4634202046214200.
TITTON, Maria Beatriz Pauperio; PACHECO, Suzana Moreira. Diálogos possíveis à construção de projeto político e pedagógico na perspectiva contemporânea da educação integral. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.04, p.135 - 153|Outubro-Dezembro 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698151374.