Reverberações da formação continuada nos indicadores educacionais de uma escola pública estadual cearense
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e023002Palabras clave:
Fomação continuada, Spaece, AprendizagemResumen
O relato tem por objetivo discorrer sobre as reverberações de um processo de formação continuada, desenvolvido durante o ano de 2022 e ofertado a professores de Matemática que lecionavam em turmas da terceira série do ensino médio, na melhoria dos indicadores educacionais de uma escola pública estadual cearense, mensurados através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. O processo formativo foi iniciado em abril de 2022 e concluído em novembro do mesmo ano. A formação continuada, quando atrelada às necessidades e anseios docentes pode repercutir em melhorias no repertório de conhecimentos específicos, didáticos e pedagógicos dos professores, culminando no planejamento e execução de aulas mais qualificadas e que reverberem na aprendizagem dos estudantes com os quais os docentes vivem e interagem no cotidiano escolar.
Métricas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 26 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 25 abr. 2020.
CAED. SPAECE. Matrizes de Referências 2022. Disponível em: https://spaece.caedufjf.net/o-sistema/matriz-de-referencia Acesso em: 26 ago. 2023.
FERREIRA FILHO, Luciano Nery.; ABREU, Maria Cristina Alves de; PEREIRA NETO, Francisco Edmar. Análise de indicadores docentes em escolas de alto e baixo desempenho da rede pública estadual do Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v.1, n.1, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020001
GAMBOA, Sílvio Sanchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó: Argos, 2012.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIMA, Maria Socorro Lucena. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: ressignificando a formação continuada de professores. COCAR, v.11. n.21, p. 117-141, 2017. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v11i21.
PAULA, Alisson Slider do Nascimento et al. Impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala no Brasil: breves reflexões. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021010.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Líbia Imbiriba Sousa. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educação e Formação, Fortaleza, v.5, n. 3, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951.
SOUSA, Rosimeyre Rodrigues de; COSTA, Cássia Eufrásia da Silva; NASCIMENTO, Antônia Patrícia Leite do. Avaliação de práticas pedagógicas na perspectiva do SPAECE: ensino fundamental. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6692. Acesso em: 26 set. 2023.
VIDAL, Eloisa Maia; COSTA, Anderson Gonçalves; SOARES, Erineuda do Amaral (Orgs.). Spaece pesquisas e propostas de ação. Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022.