Reverberações da formação continuada nos indicadores educacionais de uma escola pública estadual cearense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023002

Palabras clave:

Fomação continuada, Spaece, Aprendizagem

Resumen

O relato tem por objetivo discorrer sobre as reverberações de um processo de formação continuada, desenvolvido durante o ano de 2022 e ofertado a professores de Matemática que lecionavam em turmas da terceira série do ensino médio, na melhoria dos indicadores educacionais de uma escola pública estadual cearense, mensurados através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. O processo formativo foi iniciado em abril de 2022 e concluído em novembro do mesmo ano. A formação continuada, quando atrelada às necessidades e anseios docentes pode repercutir em melhorias no repertório de conhecimentos específicos, didáticos e pedagógicos dos professores, culminando no planejamento e execução de aulas mais qualificadas e que reverberem na aprendizagem dos estudantes com os quais os docentes vivem e interagem no cotidiano escolar.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Matemática (Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE) e em Gestão Escolar (Universidade Cruzeiro do Sul). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor da rede estadual de ensino cearense (SEDUC-CE).

Romão Francisco de Oliveira Barros, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Mestre em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Docência no Ensino Superior (Universidade do Oeste do Paraná – UNOPAR) e em Gestão Escolar (CEE-CE). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da rede estadual de ensino cearense (SEDUC-CE).

Maria Elidiane Albuquerque Mota, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Licenciada em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora da rede estadual de ensino cearense (SEDUC-CE).

Rita de Cássia do Nascimento, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Língua Portuguesa (Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE) e em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional (Faculdade Kuriós). Graduada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora da rede estadual de ensino cearense (SEDUC-CE).

Gabriel Linhares de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza - CE

Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da rede municipal de ensino de Fortaleza – CE.

Eliziane Rocha Castro, Secretaria Municipal de Educação de Raposa - MA

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Matemática (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA) e em Pedagogia (Faculdade Santa Fé – FSF). Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Raposa/MA.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 26 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 25 abr. 2020.

CAED. SPAECE. Matrizes de Referências 2022. Disponível em: https://spaece.caedufjf.net/o-sistema/matriz-de-referencia Acesso em: 26 ago. 2023.

FERREIRA FILHO, Luciano Nery.; ABREU, Maria Cristina Alves de; PEREIRA NETO, Francisco Edmar. Análise de indicadores docentes em escolas de alto e baixo desempenho da rede pública estadual do Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v.1, n.1, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020001

GAMBOA, Sílvio Sanchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó: Argos, 2012.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIMA, Maria Socorro Lucena. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: ressignificando a formação continuada de professores. COCAR, v.11. n.21, p. 117-141, 2017. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v11i21.

PAULA, Alisson Slider do Nascimento et al. Impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala no Brasil: breves reflexões. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021010.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Líbia Imbiriba Sousa. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educação e Formação, Fortaleza, v.5, n. 3, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951.

SOUSA, Rosimeyre Rodrigues de; COSTA, Cássia Eufrásia da Silva; NASCIMENTO, Antônia Patrícia Leite do. Avaliação de práticas pedagógicas na perspectiva do SPAECE: ensino fundamental. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6692. Acesso em: 26 set. 2023.

VIDAL, Eloisa Maia; COSTA, Anderson Gonçalves; SOARES, Erineuda do Amaral (Orgs.). Spaece pesquisas e propostas de ação. Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022.

Publicado

2023-10-03

Cómo citar

NASCIMENTO, F. J. do; BARROS, R. F. de O.; MOTA, M. E. A.; NASCIMENTO, R. de C. do; SOUSA, G. L. de; CASTRO, E. R. Reverberações da formação continuada nos indicadores educacionais de uma escola pública estadual cearense. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023002, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023002. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/11432. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a