Remote supervised internship and teaching: a (self)perception of teachers in training
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022007Keywords:
Biology, Teacher training, InternshipAbstract
During 2020, the supervised internships needed to be remodeled due to the interruption of face-to-face educational activities due to the COVID-19 pandemic. Given this scenario, this investigation intends to understand the (self)perception of teachers in training about the development of supervised internships, remotely, in basic education. The research, descriptive and with a qualitative approach, was carried out with 57 Biology undergraduates. The data were collected through an online form and, later, analyzed following the guidelines of the content analysis of Gibbs (2009). It can be seen that for 86.21% of the participants, the internship took place as expected or exceeded initial expectations. Furthermore, the acquisition of new knowledge was the aspect with the highest incidence of surpassed expectations. On the other hand, commitment and involvement in the activities developed had lower expectations. Thus, despite the setbacks encountered along the way, the development of the supervised internship, remotely, brought new learning and re-signified their teaching practice.
Metrics
References
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP 28/2001. Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2019. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abrilde 2020, Seção 1, p. 46-49, 2020.
CEARÁ. Projeto pedagógico curso de Ciências Biológicas - modalidade licenciatura– FAEC/UECE. 2012.
CEARÁ. Conselho Estadual de Educação. Resolução Nº 484/2020. Altera o artigo 2º e o Parágrafo único do artigo 7º da Resolução CEE nº 481, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais (remotas) no Sistema de Ensino do Estado do Ceará, para fins de reorganização e cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do coronavírus (COVID-19), e dá outras providências. 2020. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/49/2019/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-n%C2%BA-484.2020.pdf
CEARÁ. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Ceará. RESOLUÇÃO nº 4544/2020. Regulamenta, em caráter excepcional, a oferta especial de disciplinas e de outros componentes curriculares da graduação, por meio remoto, no semestre 2020.1, em função da suspensão das aulas e atividades acadêmicas presenciais, decorrente da pandemia da covid-19, e dá outras providências. 2020a. Disponível em: http://www.uece.br/wp-content/uploads/2020/09/RES.-4544-CEPE.pdf
FERRAZ, R.D.; FERREIRA, L.G. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de estudos em educação e diversidade-REED, v. 2, n. 4, p. 1-28, 2021.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre, Artmed; 2009.
LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
MENEZES, J. B. F.; SILVA, H. D. A. Relevância e contribuições do estágio supervisionado para o exercício da profissão docente na percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas. Iniciação & Formação Docente, v. 5, n. 2, p. 36 a 49-36 a 49, 2018.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOURA, F. N. S.; RODRIGUES, C. M. C.; DE MENEZES, J. B. F. Tecnologias digitais educacional: tessituras da prática docente. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 72-86, 2019.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2008.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2014.
SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020.
SOBERAY, S. M.; FREITAS, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado em educação em tempos de pandemia da covid-19. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade-REED, v. 2, n. 4, p. 1-27, 2021.
SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 85, 2020.
SOUZA, F.Q; PAIXÃO, G.C.; MENEZES, J.B.F. Desafios e anseios do ser professor: uma perspectiva de professores em formação. Ensino em Foco, v. 3, n. 6, p. 32-46, 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.