Impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala no Brasil: breves reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021010

Palavras-chave:

Avaliação da Educação Escolar, Diretrizes da Política Educacional, Tecnologia Educacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo pesquisar os impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala, uma vez que a transição do ensino presencial para o ensino remoto, em pleno ano letivo, expôs ainda mais as fragilidades da educação pública brasileira e trouxe novos desafios para gestores, professores e estudantes superarem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e documental. Considera-se que as avaliações institucionais possuem relevância, mormente no que toca o acompanhamento do desempenho dos estudantes, contudo, durante a pandemia da Covid-19, muitos Estados deixaram de aplicar suas avaliações externas, adiaram ou adaptaram seus modelos de avaliação de desempenho estudantil, contudo, a lógica tecnocrática tende a aprofundar ainda mais as desigualdades educacionais.

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Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta

Pós-Doutor em Educação e Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Centro Universitário Inta (UNINTA). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

Maria Beatriz do Nascimento Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Letra – Português pela Universidade Estudal Vale do Acaraú (UVA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho em Política Educacional (GPTPOED).

Thiago Tavares Soares, Centro Universitário Inta

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Centro Universitário Inta (UNINTA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

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Publicado

2021-08-27

Como Citar

PAULA, A. S. do N. de; RODRIGUES, M. B. do N.; SOARES, T. T.; LIMA, K. R. R. Impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala no Brasil: breves reflexões. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021010, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6382. Acesso em: 9 dez. 2024.