Impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala no Brasil: breves reflexões
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021010Palabras clave:
Avaliação da Educação Escolar, Diretrizes da Política Educacional, Tecnologia EducacionalResumen
Este trabalho tem como objetivo pesquisar os impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala, uma vez que a transição do ensino presencial para o ensino remoto, em pleno ano letivo, expôs ainda mais as fragilidades da educação pública brasileira e trouxe novos desafios para gestores, professores e estudantes superarem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e documental. Considera-se que as avaliações institucionais possuem relevância, mormente no que toca o acompanhamento do desempenho dos estudantes, contudo, durante a pandemia da Covid-19, muitos Estados deixaram de aplicar suas avaliações externas, adiaram ou adaptaram seus modelos de avaliação de desempenho estudantil, contudo, a lógica tecnocrática tende a aprofundar ainda mais as desigualdades educacionais.
Métricas
Citas
BELLONI, Isaura. A universidade e o compromisso da avaliação institucional na reconstrução do espaço social. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, v. 4, n. 3, 1996. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/731 Acesso em: 21 jul. 2021.
BICALHO, Camila de Oliveira. A supervalorização do sistema escolar. UniCEUB, v. 2, n.2, 2020. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14311 Acesso em: 27 abril 2021.
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: Educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
FERREIRA FILHO, Luciano Nery; VIDAL, Eloisa Maia; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Avaliação em larga escala no Ceará e as políticas de accountability – o protagonismo do SPAECE. Práxis Educacional, v. 16, n. 43, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6954
GONÇALVES, Lukelly Fernanda Amara et al. As políticas públicas de avaliação em larga escala no Brasil diante da pandemia de Covid-19. Revista Com Censo, v. 7, n. 3, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/932/557 Acesso em: 21 jul. 2021.
JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. Coronavirus resource center. 2021. Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html Acesso em: 20 jul. 2021.
LIMA. Alessio Costa; ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) como expressão da política pública de avaliação educacional do Estado. In: IV Congresso Internacional em Avaliação Educacional - Avaliação: Perspectivas para a Escola Contemporânea. Ceará, 2008. Anais... IV Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Ceará, 2008, p. 1332-1349. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39903/1/2008_eve_aclima.pdf Acesso em: 21 jul. 2021.
LORDÊLO, José Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virgínia (Orgs.). Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009.
MARTINS, Wesley Cosmo; SOUSA, Janiele Santos de. Avaliação dos objetivos e conteúdo de ensino na Educação Física escolar no ensino médio no estado do Ceará: a perspectiva dos professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 1, e020006, 2020. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020006
NERI, Marcelo; OSÓRIO, Manuel Camilo. Evasão escolar e jornada remota na pandemia. Revista NECAT, v. 10, n. 19, 2021. Disponível em: https://revistanecat.ufsc.br/index.php/revistanecat/article/view/4848 Acesso em: 21 jul. 2021.
ROSA. Rosane Teresinha Nascimento da. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-191! Revista Científica Schola, v. 6, n. 1, 2020. Disponível em: http://www.cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf Acesso em: 02 abril 2021.
SENHORA, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945 Acesso em: 06 de abril de 2021
SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n. 30, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127
TIC DOMICÍLIOS 2019. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_eletronico.pdf Acesso em 02 de abril de 2021.
UNESCO. Covid-19: A glance of national coping strategies on highstakes examinations andassessments. 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/unesco_review_of_high-stakes_exams_and_assessments_during_covid-19_en.pdf Acesso em: 21 Jul. 2021.