Impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala no Brasil: breves reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021010

Palavras-chave:

Avaliação da Educação Escolar, Diretrizes da Política Educacional, Tecnologia Educacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo pesquisar os impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala, uma vez que a transição do ensino presencial para o ensino remoto, em pleno ano letivo, expôs ainda mais as fragilidades da educação pública brasileira e trouxe novos desafios para gestores, professores e estudantes superarem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e documental. Considera-se que as avaliações institucionais possuem relevância, mormente no que toca o acompanhamento do desempenho dos estudantes, contudo, durante a pandemia da Covid-19, muitos Estados deixaram de aplicar suas avaliações externas, adiaram ou adaptaram seus modelos de avaliação de desempenho estudantil, contudo, a lógica tecnocrática tende a aprofundar ainda mais as desigualdades educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta

Pós-Doutor em Educação e Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Centro Universitário Inta (UNINTA). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

Maria Beatriz do Nascimento Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Letra – Português pela Universidade Estudal Vale do Acaraú (UVA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho em Política Educacional (GPTPOED).

Thiago Tavares Soares, Centro Universitário Inta

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Centro Universitário Inta (UNINTA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

Referências

BELLONI, Isaura. A universidade e o compromisso da avaliação institucional na reconstrução do espaço social. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, v. 4, n. 3, 1996. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/731 Acesso em: 21 jul. 2021.

BICALHO, Camila de Oliveira. A supervalorização do sistema escolar. UniCEUB, v. 2, n.2, 2020. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14311 Acesso em: 27 abril 2021.

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: Educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217

FERREIRA FILHO, Luciano Nery; VIDAL, Eloisa Maia; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Avaliação em larga escala no Ceará e as políticas de accountability – o protagonismo do SPAECE. Práxis Educacional, v. 16, n. 43, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6954

GONÇALVES, Lukelly Fernanda Amara et al. As políticas públicas de avaliação em larga escala no Brasil diante da pandemia de Covid-19. Revista Com Censo, v. 7, n. 3, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/932/557 Acesso em: 21 jul. 2021.

JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. Coronavirus resource center. 2021. Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html Acesso em: 20 jul. 2021.

LIMA. Alessio Costa; ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) como expressão da política pública de avaliação educacional do Estado. In: IV Congresso Internacional em Avaliação Educacional - Avaliação: Perspectivas para a Escola Contemporânea. Ceará, 2008. Anais... IV Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Ceará, 2008, p. 1332-1349. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39903/1/2008_eve_aclima.pdf Acesso em: 21 jul. 2021.

LORDÊLO, José Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virgínia (Orgs.). Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009.

MARTINS, Wesley Cosmo; SOUSA, Janiele Santos de. Avaliação dos objetivos e conteúdo de ensino na Educação Física escolar no ensino médio no estado do Ceará: a perspectiva dos professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 1, e020006, 2020. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020006

NERI, Marcelo; OSÓRIO, Manuel Camilo. Evasão escolar e jornada remota na pandemia. Revista NECAT, v. 10, n. 19, 2021. Disponível em: https://revistanecat.ufsc.br/index.php/revistanecat/article/view/4848 Acesso em: 21 jul. 2021.

ROSA. Rosane Teresinha Nascimento da. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-191! Revista Científica Schola, v. 6, n. 1, 2020. Disponível em: http://www.cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf Acesso em: 02 abril 2021.

SENHORA, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945 Acesso em: 06 de abril de 2021

SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n. 30, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127

TIC DOMICÍLIOS 2019. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_eletronico.pdf Acesso em 02 de abril de 2021.

UNESCO. Covid-19: A glance of national coping strategies on highstakes examinations andassessments. 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/unesco_review_of_high-stakes_exams_and_assessments_during_covid-19_en.pdf Acesso em: 21 Jul. 2021.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

PAULA, A. S. do N. de; RODRIGUES, M. B. do N.; SOARES, T. T.; LIMA, K. R. R. Impactos da pandemia da Covid-19 nas avaliações de larga escala no Brasil: breves reflexões. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021010, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6382. Acesso em: 22 nov. 2024.