A parceria professor–estudante na proposta da aprendizagem cooperativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020017

Palavras-chave:

Aprendizagem cooperativa, Interação social, Protagonismo juvenil, Autonomia intelectual

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a parceria entre professores e estudantes na Aprendizagem Cooperativa, mediante pesquisa de doutorado realizada em uma escola estadual de educação profissional do Ceará. Na fundamentação teórica, procurou-se averiguar a relevância da cooperação entre professores e estudantes, como estímulo ao protagonismo e à autonomia intelectual. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, pois analisa o caso à luz de seus fatores contextuais. No que toca aos procedimentos de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes e observação participante nas salas de aula dos professores integrantes da pesquisa. Para examinar os dados foi utilizada a análise de conteúdo, com auxílio do software WebQDA. Verificou-se, ao final da pesquisa, que a proposta da Aprendizagem Cooperativa oportuniza a parceria entre professores e estudantes, alicerçada pela interação social, possibilitando o protagonismo e a autonomia intelectual no processo de aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dóris Sandra Silva Leão, Secretaria da Educação do Ceará

Professora da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e Doutora Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFC.

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia (UFC). Mestre em Educação Pela Universidade Mackenzie e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFC.

Hermany Rosa Vieira, Universidade Federal do Ceará

Coordenador do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (UFC). Graduado em Teologia (STF) e em Pedagogia (UFRN). Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFC.

Publicado

2020-10-18

Como Citar

LEÃO, D. S. S.; CIASCA, M. I. F. L.; VIEIRA, H. R. A parceria professor–estudante na proposta da aprendizagem cooperativa. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 3, p. e020017, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4002. Acesso em: 30 out. 2024.