A parceria professor–estudante na proposta da aprendizagem cooperativa
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e020017Palavras-chave:
Aprendizagem cooperativa, Interação social, Protagonismo juvenil, Autonomia intelectualResumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a parceria entre professores e estudantes na Aprendizagem Cooperativa, mediante pesquisa de doutorado realizada em uma escola estadual de educação profissional do Ceará. Na fundamentação teórica, procurou-se averiguar a relevância da cooperação entre professores e estudantes, como estímulo ao protagonismo e à autonomia intelectual. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, pois analisa o caso à luz de seus fatores contextuais. No que toca aos procedimentos de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes e observação participante nas salas de aula dos professores integrantes da pesquisa. Para examinar os dados foi utilizada a análise de conteúdo, com auxílio do software WebQDA. Verificou-se, ao final da pesquisa, que a proposta da Aprendizagem Cooperativa oportuniza a parceria entre professores e estudantes, alicerçada pela interação social, possibilitando o protagonismo e a autonomia intelectual no processo de aprendizagem.